Percursos e Geografia: Uma reflexão sobre o trabalho de campo

Lívia Simões de Castro

Resumo


Este trabalho propõe uma reflexão sobre o percurso enquanto noção fundamental para os trabalhos de campo de Geografia na educação básica. A Geografia possui uma longa tradição em construir conhecimento a partir do deslocamento no espaço e o trabalho de campo é, atualmente, uma das formas mais difundidas. A compreensão desenvolvida neste artigo acerca do trabalho de campo, o considera enquanto um percurso, ou seja, um sistema de lugares, um conjunto articulado de paradas e deslocamentos, em que a associação sequenciada destas paradas compõe uma narrativa. Com o intuito de analisar como a noção de percurso pode ser aplicada aos trabalhos de campo, acompanhamos algumas práticas realizadas por professores de Geografia da educação básica. A análise desses percursos demonstrou a importância do trabalho de campo na construção de narrativas e na apresentação de determinados conteúdos sobre os lugares.


Palavras-chave


Trabalho de Campo; Percurso; Ensino de Geografia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v8i14.2959

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