Entrevista com o professor Claudivan Sanches Lopes

Pedro Bernardes Pinheiro

Resumo


O professor Claudivan Sanches Lopes, atualmente docente da Universidade Estadual de Maringá, é nosso entrevistado na presente edição da Giramundo.  Partindo de alguns momentos de sua trajetória profissional e acadêmica, o entrevistado elucida aspectos e desafios centrais na formação de professores de Geografia, um tema cada vez mais oportuno e relevante.  Identidade disciplinar, profissionalidade docente e “conhecimento pedagógico geográfico” são alguns dos temas e conceitos discutidos na entrevista, que aponta para os diferentes sentidos políticos e pedagógicos em disputa na formação inicial e continuada de professores.  Professor da Educação Básica desde o início dos anos 1990, sua perspectiva é clara: a defesa ética, política e metodológica da escuta aos professores de Geografia e o reconhecimento da legitimidade de seus saberes e de suas práticas pedagógicas. Agradecemos ao professor Claudivan pelo diálogo e pelo tempo concedido para participar da entrevista. 


Palavras-chave


Formação de Professores; Profissionalidade Docente; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC, 2017.

CASTRO, Josué de. Geografia da fome: o dilema brasileiro: pão ou aço. 10ª ed. Rio de Janeiro: Antares, 1983 (Clássicos das Ciências Sociais no Brasil).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 1.ª ed. 1970. Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra, 1970.

LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para o desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40. N. 2 p. 629-650, abr./jun. 2015a. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2019.

LOPES, Cladivan Sanches. A violência no espaço escolar. Monografia (Especialização em Sociologia)–Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 1999.

LOPES, C. S. A violência no espaço escolar e a relação professor-aluno. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2001.

LOPES, C. S. O trabalho pedagógico do professor de Geografia e seus saberes. In PORTUGAL, J. F. et al. (Org.). Formação e docência em Geografia: narrativas, saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 21-40.

LOPES, C. S. O professor de Geografia e os saberes profissionais: o processo formativo e o desenvolvimento da profissionalidade. 258 f. Tese (Doutorado em Geografia Humana)–Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2018.

LOPES, C. S.; GASPARIN, J. L. Violência e conflitos na escola: desafio à pratica docente. Acta Scientiarum: human and social sciences, Maringa, v. 25, n. 2, p. 295-304, 2003. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2010.

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de Geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 89-104, 2011. Disponível em: . Acesso em 05 Jan. 2015.

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA. O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática pedagógica do professor de Geografia. Geousp: espaço e tempo, São Paulo: v. 19, n. 1, p. 76-92, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2017.

NÓVOA, A. Relação escola-sociedade: “novas respostas para um velho problema”. In: SERBINO, R. V. (Org.). Formação de professores. São Paulo: UNESP, 1998. p. 19-39.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1995. p. 63-92.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 3ª ed. São Paulo: HUCITEC, 1986.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

SHULMAN, L. S. El saber y entender de la profesión docente. Estúdios Públicos, Santiago-Chile, n. 99, p. 195-224, 2005a.

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado Granada-España, ano 9, n. 2, p. 1-30, 2005b. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v8i14.2960

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: