Finalidades didáticas e questões curriculares: um olhar para o processo de reformulação curricular da disciplina geografia no Colégio Pedro II
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em debater questões formuladas durante o processo de reformulação curricular da disciplina geografia (ensino fundamental), no Colégio Pedro II. Considerando o currículo como uma construção social, onde as disputas por status e território estão presentes, bem como reconhecendo as especificidades epistemológicas do conhecimento produzido na escola, apresento reflexões acerca de algumas tensões identificadas como marcantes no processo: a integração dos aspectos físicos e humanos e a regionalização dos conteúdos. Foi possível verificar que as mudanças no currículo se estabeleceram a partir de negociações com certas tradições curriculares, assim como as finalidades didáticas ganharam relevo nas decisões do grupo de professores envolvidos no processo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
FERREIRA, M. S. A história da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1980). 212 f. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.
___________. Investigando os rumos da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1970). Educação em Revista, Belo Horizonte, v 45, p. 127-144, 2007.
FORQUIN, C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, n. 5, p. 28-49, 1992.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995
___________. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.
___________. O currículo em mudança: estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Ed., 2001.
HAESBAERT, R. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.
MONTEIRO, A. M. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, ano XXII, n.74, p. 121-142, abr. 2001.
SELLES. S. E. & FERREIRA. M. S. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S.; AMORIM, A. C. R. Ensino de Biologia: conhecimento e valores em disputa. EDUFF, 2005. p. 50-62
VILELA, C. L. Reformulação Curricular da Disciplina Geografia no Colégio Pedro II: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA. 11., 2011, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2011. CD-ROM
VIÑAO, Antonio. Fracasan las reformas educativas? La respuesta de un historiador. In Sociedade Brasileira de História da Educação (Org.). Educação no Brasil: História e Historiografia. Campinas: Autores associados, 2001. p. 22-50
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v1i1.4
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2358-4467
Indexada em: