Funk e geografia: breves reflexões e relatos de experiências pedagógicas
Resumo
O presente trabalho possui caráter reflexivo e relata algumas experiências relacionadas à prática pedagógica do autor. Ela busca, sobretudo, utilizar a abordagem do funk, enquanto expressão sociocultural, como um dos instrumentos possíveis de construção do saber geográfico no espaço escolar. O trabalho está dividido em três partes. Na introdução procura-se apresentar de maneira breve e crítica o fenômeno funk, apontando seus pontos de tensão. Num segundo momento, são realizados relatos de três experiências: no VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG), numa escola municipal em Vigário Geral e no Colégio Pedro II. Por fim, são feitas algumas considerações acerca da apropriação do funk para a prática pedagógica em geografia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
FACINA, A. O funk no contexto da criminalização da pobreza. Disponível em:
http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/noticias/mostraNoticia.php?id_content=439>. Acesso em: 09 jan. 2009.
FERREIRA, L. C. A multiterritorialidade no universo funk carioca: entre os circuitos espetacularizado e criminalizado. 259 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)–PPGEO, UFF, 2010.
________. Movimento funk e política: uma busca pelo direito à cidade. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR. 14, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPUR, 2011. CD-ROM.
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v1i2.41
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2358-4467
Indexada em: