Maracanã: impressões e percepções dos alunos com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) durante visita guiada ao estádio
Resumo
Dotado de uma forte centralidade tanto física quanto simbólica, o estádio de futebol constitui-se num dos principais ícones arquitetônicos presentes no espaço urbano, fixo por onde circulam fluxos de pessoas, capitais e emoções. O presente relato de experiência tem como objetivo principal colher, por meio de questionários aplicados em sala de aula, as impressões e percepções dos alunos cegos e com baixa visão do Instituto Benjamin Constant, construídas a partir das informações a eles transmitidas durante as visitas guiadas ao Estádio do Maracanã realizadas durante o mês de março de 2014. A surpreendente procura por parte dos nossos educandos demonstra o fascínio exercido pela nossa principal praça de esportes mesmo entre aqueles que não se interessam pelo futebol.
Palavras-chave
Maracanã; Impressões; Percepções; Deficiência Visual; Estádio.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Benjamin Constant (IBC). Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2014.
MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
OCHAÍTA, Esperanza; ESPINOSA, Maria A.; Desenvolvimento e intervenção educativa nas crianças cegas ou deficientes visuais. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. v. 3, p. 151-170.
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v1i2.44
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2358-4467
Indexada em: