A questão ambiental, o estudo das alterações tecnogênicas e as possibilidades de inovação de conteúdo: uma experiência no estágio supervisionado

Sarah Almeida de Oliveira, Rafael Arosa de Mattos

Resumo


Este relato de prática pedagógica é fruto de uma experiência de estágio supervisionado realizada no Colégio de Aplicação da UFRJ. Busca apresentar as vivências decorrentes do processo de elaboração e realização de regência em uma turma do 1º ano do ensino médio e discutir a possibilidade de inovação a partir da seleção de um conteúdo (impactos ambientais urbanos e alterações tecnogênicas) que não estava contemplado na organização curricular estabelicida.


Palavras-chave


Estágio Supervisionado; Alterações Tecnogênicas; Impactos Ambientais; Geografia Urbana

Texto completo:

PDF

Referências


ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecilia Campello do Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

BERTRAND, Georges. Paisagem e geografia física global: esboço metodológico. Caderno de Ciências da Terra, Instituto de Geografia da Universidade de São Paulo, n. 13, 1972.

BRÍGIDA, Irinéa da Glória Pereira. Conflitos socioambientais em Volta Redonda: o caso Volta Grande IV. 2015. 172 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental)-PGTA, UFF, Niterói, 2015.

HOLLMAN, Verónica; LOIS, Carla. Geo-grafías. Imágenes e instrucción visual en la geografia escolar. Buenos Aires: Paidós, 2015. 208p.

PELOGGIA, Alex Ubiratan Goossens. A cidade, as vertentes e as várzeas: a transformação do relevo pela ação do homem no município de São Paulo. Revista do Departamento de Geografia, v. 16, p. 24-31, 2005.

PELOGGIA, Alex Ubiratan Goossens; OLIVEIRA, Antônio Manoel dos Santos. Tecnógeno: um novo campo de estudos das geociências. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO. 10., Guarapari, Anais... Guarapari: ABEQUA, 2005.

PORTO, Marcelo Firpo de Souza Porto. Mapa da Injustiça Ambiental. 2010 Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/mapa-da-injustica-ambiental Acesso em: 01 out. 2015.

OLIVEIRA, Sarah Almeida. Aterros de Rejeitos Industriais da CSN - Volta Redonda (RJ). [Rio de Janeiro], 2015. 1 mapa: 112,2 x 79,4 cm. Escala 1:13.000.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v2i4.486

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: