Discutindo sobre a relevância da geografia do Rio de Janeiro no currículo do Ensino Médio

Margarida Ambrogi da Silva Cunha

Resumo


Este artigo tem como proposta apresentar parte da Monografia intitulada PENSANDO A GEOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO NO ENSINO MÉDIO que teve como objetivo geral investigar junto aos professores e alunos do Colégio Pedro II, a pertinência ou não da inclusão do tema Rio de Janeiro - Estado e Metrópole - como um item específico no conteúdo programático de Geografia, no Ensino Médio. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por enfocar uma questão social, o currículo no âmbito escolar. A amostra desse estudo foi constituída por um grupo de 06 (seis) professores e de 57 (cinquenta e sete) alunos, que responderam os questionários. Nesta monografia, optei pela análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), devido à possibilidade de inferências e categorização das respostas. Neste artigo lanço meu olhar sobre as respostas dos professores, que mostraram a relevância da inclusão deste conteúdo no currículo, bem como ressaltaram à carência de material didático-pedagógico sobre o Estado do Rio de Janeiro.


Palavras-chave


Rio de Janeiro; Ensino Médio; Currículo; Professores.

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