A favela sob o olhar de alunos de classes populares
Resumo
O texto apresenta uma experiência didática realizada em 2007 na Escola de Espetáculo: Spetáculus. Trata-se de uma escola que tem como objetivo a capacitação profissional de jovens de 17 a 21 anos, oriundos da rede pública de ensino e moradores de áreas de vulnerabilidade social no Grande Rio. A “visão da favela” constituía o tema da aula que ministrei como professor convidado e fazia parte de um projeto em desenvolvimento pela escola. A partir da realização de uma dinâmica para apresentar o tema foi possível sistematizar as respostas acerca do significado de favelas e destacar os elementos significativos para a compreensão da percepção de cada um sobre este tipo de agrupamento.
Entre os diversos aspectos relevantes mencionados no presente artigo, podemos destacar que os resultados mostram que o espaço vivido se sobrepões ao espaço construído ao analisarmos os diversos elementos que constituem a percepção dos alunos sobre a favela.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
COSTA, Valéria Grace. Favelas e assemelhados. O conceito e o Estado da Arte. GeoUERJ, Rio de Janeiro, n. 15-16, p. 21-34, 2004.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo - razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v1i2.57
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2358-4467
Indexada em: