Entrevista com o professor Rafael Straforini
Resumo
Com vivência profissional na Educação Básica e na Superior, além de experiência de pesquisa em diferentes instituições universitárias nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o professor Rafael Straforini pode ser considerado uma das novas vozes importantes na área do Ensino de Geografia. Assim como na edição anterior, uma vez mais utilizamo-nos de plataforma digital e, na conexão direta Rio-Campinas, tivemos a oportunidade de abordar questões como a Geografia na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o currículo e a formação de professores, além de aproveitar um pouco para conversar sobre Geografia Histórica e a Revista Brasileira de Educação em Geografia. Agradecemos a Straforini pela oportunidade e deixamos o leitor com o resultado desse encontro virtual.
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Maurício de Almeida. Construindo uma geografia do passado: Rio de Janeiro, cidade portuária, século XVII. GEOUSP, São Paulo, n. 7, p.13-25, 2000.
STRAFORINI, Rafael. No caminho das tropas. Sorocaba: TCM, 2001.
_______. Alteridade e Geografia Escolar: uma leitura das práticas curriculares nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista de Geografía Espacios, v. 2, n. 3, p. 57-72, jul. 2012a.
_______. O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental: um olhar a partir dos registros de classes de seus sujeitos praticantes. In: BENTO, Izabella Peracini; OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. (Org.). Formação de professores: pesquisa e prática pedagógica em geografia. Goiânia: Editora PUC-Goiás, 2012b. p.79-101.
VILELA, Carolina Lima. Currículo de Geografia: analisando o conhecimento escolar como discurso. 201 f. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v2i4.674
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2358-4467
Indexada em: