Como a imagem contribui para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia em turmas do Ensino Fundamental

Enderson Alceu Alves Albuquerque

Resumo


O presente artigo objetiva analisar as pertinências do uso de imagens para o processo de ensino-aprendizagem de geografia em duas turmas do 6º ano do ensino fundamental do município do Rio de Janeiro. Para tanto, traçamos inicialmente uma discussão teórico-conceitual a respeito da imagem, seu papel na sociedade atual e sua adoção por parte da ciência geográfica. Posteriormente, como forma de aferir suas potencialidades para a aprendizagem, apresentamos aulas com temas das geografias física e humana, nas quais inserimos representações visuais e outras sem a presença desses elementos. Ao final delas, os alunos das turmas selecionadas responderam a um questionário fechado contendo dez perguntas. Os resultados obtidos mostraram que nas aulas com elementos visuais o rendimento médio das turmas é 9% superior àquelas alicerçadas somente sobre a explanação oral dos docentes. Quando se toma como referência somente os conteúdos ligados à geografia física esse percentual atinge 13%. 

 


Palavras-chave


Geografia; Imagem; Ensino-aprendizagem; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF

Referências


BELUCE, Beluce; GARCIA, Valquíria Pires. Projeto Radix: Geografia 6º ano. São Paulo: Scipione, 2010.

GURÁN, Milton. Fotografar para Descobrir, Fotografar para Contar. Cadernos de Antropologia e Imagem, UERJ, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 155-165, 2000.

GARAVELLO, Tito Márcio; GARCIA, Helio Carlos. Espaço Geográfico e Fenômenos Naturais. São Paulo: Scipione, 2005.

JOLY, Martine. Introdução a Análise da Imagem. 11 ed. Campinas: Papirus, 2007.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Ideologias Geográficas. São Paulo: Hucitec, 1996.

_______. Geografia: Pequena História Crítica. 21ª ed. São Paulo: Annablume, 2007.

MORAN, José Manuel. Educar o Educador. 2009. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2017.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL SOBRE EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO. Actas... Burgos: Universidad de Burgos, 1997.

NOVAES, André Reyes. Uma Geografia Visual? Contribuições Para o Uso das Imagens na Difusão do Conhecimento Geográfico. Espaço e Cultura, UERJ, Rio de Janeiro, n. 30, p. 6-22, jul./dez. 2011.

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2012.

SENE, Eustáquio de; João Carlos MOREIRA. Geografia no Dia a Dia: 6º ano. São Paulo: Scipione, 2009.

TUAN, Yi-Fu. Sight and Pictures. Geographical Review, v. 69, p. 413-422, 1979.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v3i6.932

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: