Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio

Ana Paula Soares Carvalho, Filippo Bignami

Resumo


Muito tem se discutido nas últimas décadas sobre os aspectos positivos de programas de educação para a cidadania na educação básica. Esse tema aparece fortemente nos documentos da UNESCO, de outras agências multilaterais e nos documentos dos ministérios e secretarias de educação, especialmente em países europeus e asiáticos. Neste artigo, descrevemos a experiência de desenvolvimento e teste de um módulo de educação para a cidadania que envolve o uso de metodologias ativas de aprendizagem – debate (Kennedy, 2009; Kennedy, 2007) e aprendizagem baseada em problemas  (Panlumlers, Wannapiroon, 2015) – em uma escola de Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2018. O artigo tem a seguinte estrutura: na primeira seção, apresentamos uma discussão teórica sobre as contribuições potenciais da educação para a cidadania para o desenvolvimento de um sentido de pertencimento político e social entre os estudantes; na segunda, discutimos brevemente a situação da educação para a cidadania no Brasil e na cidade no Rio de Janeiro; na terceira, descrevemos como o módulo de educação para a cidadania foi elaborado, suas principais características e seu teste em uma escola na zona norte do Rio de Janeiro. Concluímos este trabalho com uma breve discussão sobre os resultados dessa experiência.

Palavras-chave: Educação, cidadania, metodologias ativas, aprendizagem, debate.


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i23.2119

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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