A temática indígena nos livros didáticos de Sociologia

Ellen Fernanda Araújo

Resumo


O presente artigo apresenta uma análise do tratamento da temática indígena em dois livros didáticos da disciplina de Sociologia do Ensino Médio, incluídos nas avaliações do Programa Nacional do Livro Didático dos triênios 2015/2017 e 2018/2020. Trata-se das obras Sociologia Hoje e Sociologia para jovens do século XXI. A escolha por analisar essas duas obras em específico deve-se ao fato de serem aquelas que contém maior volume de referências a temática indígena em suas páginas, em relação às demais constantes no PNLD. O objetivo do trabalho é apresentar a maneira como a temática indígena se articula aos conceitos e teorias das Ciências Sociais presentes no currículo mínimo da disciplina de Sociologia, conforme orientações e parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação e diferentes maneira de fazer tal abordagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i25.2699

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com