Desvendando o 'dilúvio' das novas tecnologias da informação e comunicação na Educação

Giselle Carino Lage, Mariana de Castilho Cabral C. Marinho

Resumo


Nesta pesquisa procuramos compreender e analisar os dilemas e desafios provocados pelo “dilúvio” das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) nas escolas brasileiras. Pretende-se também compreender quando efetivamente as salas de aula começaram a receber as novas tecnologias da informação e da comunicação para serem utilizadas como ferramentas pedagógicas. Devido à necessidade de compreender como as novas tecnologias impactaram a vida escolar, sobretudo, no contexto de pandemia de COVID-19, aplicamos um questionário online não identificado direcionado a estudantes do ensino médio do IFRJ – campus Nilópolis e de outras instituições da mesma região, que, dentre outros aspectos, revelou que o contexto pandêmico fez com que não se utilizasse essas ferramentas com todo o potencial que possuem. Por meio deste estudo, percebemos que as tentativas de inserção dos artefatos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras aconteceram diversas vezes (NASCIMENTO, 2012), porém nenhuma delas foi, de fato, efetiva. Além disso, percebe-se que os aparelhos tecnológicos, principalmente os celulares, não eram vistos como ferramentas pedagógicas e sim como instrumentos para o lazer ou busca de informações das quais os estudantes alegam se dissociar do meio educacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i29.3684

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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