O papel da escola como reprodutora das desigualdades sociais e sua atualização no contexto pandêmico da COVID-19

Vergas Vitória Andrade da Silva, Amandha Camille Silva do Carmo, Carolina Rodrigues de Souza, Erick Henrique Lima Santos

Resumo


Este estudo está inserido na linha dos trabalhos que buscam entender as desigualdades escolares à luz das teorias da reprodução do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Com base nesta perspectiva teórica, o artigo tem como objetivo compreender a atualização do papel da escola enquanto reprodutora das desigualdades no contexto pandêmico. Partindo do pressuposto segundo o qual a desigualdade de oportunidades educacionais influencia a reprodução das desigualdades sociais, por ser a educação importante meio de ascensão social e econômica, este trabalho levanta o seguinte problema de pesquisa: a pandemia de Covid-19 favorece a atualização das desigualdades na escola? Para dar conta da questão levantada, realizamos um estudo de natureza teórico-bibliográfica, focando na descrição e análise de dados secundários de cinco fontes específicas, quais sejam: (1) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (IBGE, 2020); (2) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021); (3) Pesquisa Desafios das Secretarias Municipais de Educação na Oferta de Atividades Educacionais Não Presenciais (UNDIME/CONSED, 2020); (4) Pesquisa Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus: um olhar sobre múltiplas desigualdades (INSTITUTO PENÍNSULA, 2020); e (5) Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (NIC.BR, 2020). Nossos resultados e conclusões indicam que o atual cenário epidemiológico, com seus vários desdobramentos para o campo da educação, culmina no escancaramento das relações entre desigualdades escolares e origem social, favorecendo uma atualização no papel de reprodução social da escola.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i29.3686

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com