No 27

O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir!

DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i27

Ainda em meio à pandemia de COVID-19, abrimos a 27ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia enlutados e prestando nossa solidariedade às famílias, amigos e amores das mais de 537 mil vítimas da doença no Brasil. Não é demais ressaltar que muitas dessas vidas poderiam ter sido poupadas caso a atual gestão do país conduzisse de forma responsável e amparada na ciência os recursos e as ações em relação à pandemia. As investigações em curso na CPI da Covid sinalizam condutas criminosas do governo federal tanto no que se refere às orientações cientificamente embasadas de proteção quanto em relação à aquisição e distribuição de vacinas à população brasileira.


Nesse cenário angustiante e difícil, nossa área de atuação e conhecimento também passa por um momento delicado com a implementação do Novo Ensino Médio, a partir do ano de 2022. O atual contexto social, político, econômico e educacional exige, portanto, que sejamos resistentes para que possamos existir em meio a tanta adversidade. Não por acaso, essa edição intitula-se O Novo Ensino Médio e o Ensino de Sociologia: resistir para existir! e traz uma edição especial da seção de entrevistas que busca resgatar a memória da luta pela reinserção da Sociologia nos currículos escolares no início dos anos 2000, bem como as diversas seções que trazem reflexões sobre a importância do Ensino de Sociologia, seu lugar na Base Nacional Comum Curricular e os desafios que se colocam com o Novo Ensino Médio.

 

Sumário

Editorial

O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir! PDF
Barbara Fontes 1-4

Entrevistas & Memória

A luta pela implementação da Sociologia no Ensino Médio e a FEMECS: revisitando memórias PDF
Roberto Mosca, Vinicius Mayo, Camila Lamarão 5-13
A FEMECS e a mobilização pela inserção da Sociologia na Educação Básica: entrevista com Julia Polessa Maçaira PDF
Roberto Mosca, Vinicius Mayo, Camila Lamarão 14-20
A FEMECS e a decepção com o veto do PL 09/00: entrevista com Flavio Serafini PDF
Roberto Mosca, Vinicius Mayo, Camila Lamarão 21-27
O contexto da campanha da FEMECS pela Sociologia na Educação Básica: entrevista com Marcio Malta PDF
Roberto Mosca, Vinicius Mayo, Camila Lamarão 28-34
Um depoimento conjunto sobre a luta da FEMECS pela Sociologia na Educação Básica: entrevista com Maria Fabiana Sales, Luis Felipe Carvalho e Pedro Capra PDF
Roberto Mosca, Vinicius Mayo, Camila Lamarão 35-44

Artigos

Os desafios para o ensino de Sociologia na Educação Básica a partir da BNCC PDF
Josefa Alexandrina Silva 45-57
Manifesto pela permanência da Sociologia no Ensino Médio PDF
Bruno José Yashinishi 58-71
Interseções entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as Ciências Sociais: panorama das pesquisas na área de Sociologia PDF
Adenílson Souza Cunha Junior 72-85
O perfil socioeconômico dos estudantes do CEFET/RJ antes e depois do sistema de cotas raciais e sociais PDF
Valena Ribeiro Garcia Ramos, Caroline Araújo Bordalo, Márcia Menezes Thomaz Pereira 86-103

Experimentações

O PIBID e a Residência Docente: relatos de experiências de formação de professores no Rio de Janeiro PDF
Vanice da Silva Pereira dos Santos, Bruna Lucila de Gois dos Anjos, Gabrielle Cotrim D'Alecio 104-115
A competência da Sociologia nos moldes da nova BNCC: um relato de experiência PDF
Igor Mayworm Perrut, Marcelo da Silva Araújo 116-129
"Olha minha foto, tia?!" Registros de estudantes da Educação Básica sobre Direitos Humanos PDF
Ana Beatriz Carneiro Fortes 130-145
Autonomia e Juventude: a experiência do periódico virtual Diário de Classe PDF
Caroline Araújo Bordalo, Valena Ribeiro Ramos 146-160

Espaço Discente

Os envoltos da cultura e a constante ameaça ocidental PDF
Matheus Domingo dos Santos Silva 161-166
Thomas Sankara e a luta anticolonial africana PDF
Lívia Pedreira 167-171


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com