Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Cadernos de Educação Básica (CEB) é uma publicação eletrônica organizada pela Pós-graduação do Colégio Pedro II, cujo principal objetivo é incentivar o debate no campo da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica).

A CEB (Qualis B3, Ensino) tem fluxo contínuo e destina-se à publicação de diversos trabalhos inéditos, tais como: artigos, ensaios acadêmicos, entrevistas, estudos de caso, resenhas e relatos de experiência de práticas pedagógicas inovadoras relacionadas ao exercício da atividade docente nas diversas áreas de conhecimento da Educação Básica.

A revista CEB disponibiliza "Cadernos" para a organização das submissões. Já temos "Cadernos" de Física, Letramento Literário, Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Tecnologias. Outros "Cadernos" poderão compor o design da CEB. 

A Comissão Editorial convidará consultores ad hoc, que, de forma sigilosa, avaliarão os artigos e proporão recomendações sobre a publicação.

A Comissão Editorial poderá propor modificações que venham a contribuir com a clareza do texto submetido. 

A CEB também poderá abrir chamadas para a organização de números temáticos e dossiês. Neste caso, a CEB acolherá trabalhos inéditos que estejam dentro do campo de pertinência do tema proposto para a edição.

 

Políticas de Seção

Artigo

Política padrão de seção.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Dossiê

Esta seção é destinada a artigos que se relacionem com a temática proposta para a edição. O tema principal será divulgado na Chamada de Trabalhos.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ: "Aprendizagem baseada em problemas: estudos de casos para o ensino remoto"

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ "Diálogos em Redes"

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ "O universo da Literatura Infantil na Escola Básica"

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Ensaio acadêmico

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Entrevista

Política padrão de seção.

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Política padrão de seção.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Resenha

Política padrão de seção.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

CADERNO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

CADERNO DE FÍSICA

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

CADERNO DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

CADERNO DE TECNOLOGIAS

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

I Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Os originais serão submetidos à apreciação prévia da Comissão Editorial, que encaminhará aos pareceristas (no mínimo dois) aqueles que considerar adequados aos critérios editoriais da revista. Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. No caso de reformulação, os textos deverão retornar aos pareceristas para avaliação final. Com o sistema duplo-cego (double blind peer review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes, os nomes dos autores.

 

Periodicidade

A revista Cadernos de Educação Básica é quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Gratuidade

A revista CEB não cobra taxas pela submissão, avaliação e publicação de quaisquer tipos de textos acadêmicos que venham a ser publicados pelo periódico.

Portanto, todo o seu conteúdo é publicado e cedido gratuitamente.



ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
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