Vivências e Experiências Uma reflexão sobre o projeto Nuvem nas Escolas

Luana Fonseca

Resumo


O presente artigo visa refletir sobre o projeto Nuvem nas Escolas, criado e idealizado pelo Coletivo Nuvem Negra da PUC-Rio. A principal ideia do artigo é pontuar a importância da experiência e vivência na construção da identidade negra, valorização da memória e o resgate da ancestralidade para estudantes das escolas públicas e privadas do Estado no Rio de Janeiro. O Projeto Nuvem nas Escolas tem como intuito buscar a troca de saberes afro-brasileiros e africanos e garantir a Lei 10.639/03 e a partir disso potencializar as experiências e vivências e propiciar um ambiente escolar com práticas pedagógicas mais acolhedoras, descolonizadas, proporcionando assim um fortalecimento na luta antirracista.


Palavras-chave


educação; experiência; prática pedagógica; vivência; identidade negra;

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº. 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.

Curso de verão: ano XXX: educar para a paz em tempos de injustiça e violência / José Oscar Beozzo e Cecília Bernardete Franco, (orgs.). São Paulo: Paulus, 2016.

HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: a educação como pratica da liberdade. 2.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres / [organização Ana Paula Brandão]. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010.

KILOMBA, Grada. Quem pode falar? 2016. Disponível em: http://www.pretaenerd.com.br/2016/01/traducao-quem-pode-falar-grada-kilomba.html.

Acesso em: 10/Jan./2018.

MUNANGA, K. Negritude: Usos e Sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

NOGUERA, Renato. Entre a Linha e a Roda: Infância e Educação das Relações Etnico-Raciais. Revista Magistro, vol.1, n.15, 2017.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores civilizatórios afro-brasileiros na educação infantil. Ministério da Educação, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v3i1.1797

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.