GESTÃO ESCOLAR E A QUESTÃO DO CONSUMO DE DROGAS: O CASO DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO HERCULANO MENEZES

Rossana Corrêa Paim

Resumo


O presente trabalho tem como temática “Gestão Escolar e a Questão do Consumo de Drogas: O Caso da Educação de Adultos no Colégio Estadual Deputado Herculano Menezes”. Para atender o aprofundamento do tema, o estudo buscou identificar e analisar as ações da gestão escolar na escola de adultos, Colégio Estadual Deputado Herculano Menezes. A trajetória metodológica foi fundamentada na pesquisa qualitativa e quantitativa para adentrar no campo de estudo e identificar a multiplicidade e a subjetividade da realidade e das relações. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: a observação, o questionário e a entrevista semiestruturada, com o objetivo de interpretar e concluir os dados obtidos. Estes dados foram coletados a partir das entrevistas realizadas com os alunos e a equipe gestora que trabalhou na instituição, e que confirmam a constatação de outros pesquisadores: a escola necessita educar para a prevenção, utilizando-se de ações pedagógicas que permeiem a abordagem educativa nesta temática. A presente pesquisa tem como enfoque, de maneira investigativa, mostrar as ações da gestão escolar diante da implantação de um projeto de prevenção do uso de drogas. Para tanto, busca-se fundamentar, através de revisão bibliográfica, com as contribuições das BNCC dos autores Paulo Freire, Miguel Arroio, José Carlos Libâneo e Moacyr Gadotti, paralelamente alinhado a uma pesquisa de campo a se realizar na unidade escolar mencionada, que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Palavras-chave


Drogas; gestão; educação de jovens e adultos.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão Alfabetização e Cidadania. São Paulo: RAAB, n. 11, p. 9-2, abr. 2001.

AZEVEDO, Sérgio de. Política Públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JUNIOR, Orlando. A das (et al). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.

CORTELLA, M. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez. Instituto Paulo Freire, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação de Adultos: algumas reflexões. In: GADOTTI, Moacyr; ROMÃO, José (Org.). Educação de Jovens e Adultos: teoria e prática e proposta. Vol. 5. São Paulo. Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001 (Guia da escola cidadã).

___________. Pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

LIBÂNEO, José C. Educação escolar:políticas, estruturas e organização. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 2000.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano – Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v4i3.2424

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.