A IMPORTÂNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NA RETRATAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR

Rogério Gomes Pereira Júnior, Helen Cristina Dias Lemes

Resumo


Este artigo apresenta a importância do relato de experiência para retratar o cotidiano escolar. Inicialmente, utilizam-se os estudos de Mikhail Bakhtin e Luis Antônio Marchuschi, com o intuito de compreender melhor a estrutura e funcionalidade do gênero textual analisado. Assim, também, necessitou-se elucidar as questões que envolvem o estudo do cotidiano com Agnes Heller, Henri Lefèbvre e Michel de Certeau. Como base da análise proposta, os relatos de experiência docente no subúrbio de Toronto do pesquisador Peter Mc Lares foram relacionados com os teóricos da educação para demonstrar a importância desse gênero tanto nas pesquisas sobre Educação, Cultura Escolar e cotidiano Escolar, como também para motivar professores na sua carreira.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i2.2782

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.