NOTÍCIAS


Exposição segue até 29 de maio

 

A abertura da exposição “Escola de Samba, Escola de Vida”, do repórter fotográfico Wellington Jorge, animou os visitantes do Espaço Cultural do Colégio Pedro II, nesta segunda-feira, 4/05. O evento contou com apresentação musical de integrantes do Grupo Aquilah, projeto de percussão feminina acompanhadas do intérprete de samba-enredo da União da Ilha, Ito Melodia.

 

Além de fotografias, resultado dos 31 anos de cobertura fotográfica da Sapucaí, a exposição traz também fantasias, instrumentos e bonecas que representam os diversos segmentos de uma escola de samba. O objetivo é apresentar o carnaval como um espetáculo que não se encerra na Sapucaí. “ O carnaval é resultado de todo um trabalho que transcorre ao longo do ano, onde temos a atuação do carnavalesco, escultores, ferreiros, e de toda uma gama de profissionais envolvidos em sua produção. As escolas de samba são responsáveis pelo desenvolvimento cultural e econômico das regiões onde estão inseridas”, explica Wellington.

 

 

Wellington destacou ainda como projetos culturais como o Aquilah, realizado no Parque Madureira, utilizam o samba para transformar a vida das pessoas. “O grande símbolo desta exposição é a Luane, uma das aluna do projeto Aquilah. Ela é deficiente visual e toca tamborim, tantã, repique, escreve músicas e canta muito bem. Apesar de todos os problemas que tem, ela consegue driblar as dificuldades com o samba. O samba dá a ela projeção e a ajuda a crescer como pessoa”, destaca.

 


Wellington Jorge, Luane, aluna do projeto Aquilah, Alisson, aluno do CPII e percussionista da Mangueira, e Eloísa Saboia, diretora de Culturas

 

Wellington conta que a ideia de produzir a exposição partiu de um convite de um professor do Campus Engenho Novo II, após a organização de um passeio com alunos à Cidade do Samba. Lá, os estudantes puderam conferir de perto a preparação das escolas de samba para o carnaval.

 

A abertura da exposição contou com a presença do reitor Oscar Halac, da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Marcia Martins, da diretora de Culturas, Eloísa Saboia, além de servidores e alunos do CPII e convidados.

 

A exposição segue até 29 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 17h, com mediação estética e oficinas de criação artística. O Espaço Cultural fica no Campo de São Cristóvão, 177 – Reitoria.

 

Veja mais fotos do evento:

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

ATOS ADMINISTRATIVOS

AGENDA INSTITUCIONAL

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Acessos Hoje:1180  Total Acessos:34302238