INDO ÀS COMPRAS APÓS O APAGÃO

Lianza Rossella Caldeira de Lima Lemes, Alessandro Henrique Rosa de Mattos

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso sobre matemática financeira a ser aplicado aos discentes do Ensino Médio. A narrativa busca apresentar situações do cotidiano, visando envolver os discentes na resolução de problemas reais. O estudo destaca a importância de se trabalhar com matemática financeira com as crianças e jovens que estão nas escolas, enfatizando a relevância da educação financeira para a vida pessoal e profissional. Busca-se com a aplicação deste estudo de caso trabalhar os conceitos de juros compostos, permitindo avaliar as melhores alternativas em uma compra, empréstimo, financiamento ou mesmo uso do cartão de crédito.


Palavras-chave


Educação Financeira; Matemática Financeira

Texto completo:

PDF

Referências


BANCO CENTRAL DO BRASIL. Endividamento de risco no Brasil. Série cidadania financeira : estudos sobre educação, proteção e inclusão. Ed. nº 6, 35 p. Brasília: Junho de 2020. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/serie_cidadania/serie_cidadania_financeira_6_endividamento_risco.pdf. Acesso em: 28 nov. 2020

BIANCHINI, Thiago Bufeli. O ensino por investigação abrindo espaços para a argumentação de alunos e professores do ensino médio. 2011.144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

BRANT, Danielle; FIGO, Anderson. Brasileiro desconhece juro que dobra valor da compra. Folha de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/mercado/2015/11/1706851-brasileiro-desconhece-juro-que-dobra-valor-da-compra.shtml. Acesso em: 18 nov. 2020.

GALLAS, Rafael Guilherme. A importância da matemática financeira no ensino médio e sua contribuição para a construção da educação financeira no cidadão. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Área de Concentração: Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2013.

LIMA, Cristiane Bahia; SÁ Ilydio Pereira. Matemática Financeira no ensino fundamental. Revista TECCEN, v. 3, nº 1, 2010, p. 34-43.

TREVISAN, Antônio Richard. Educação financeira: uma proposta interdisciplinar de trabalho com o ensino médio. 2018. 122f. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara - UNIARA, Araraquara-SP, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i2.3000

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.