A MORTE DAS EMPRESAS

Ana Cristina Melo Leite da Cunha, Cleilton Sampaio de Farias

Resumo


O presente trabalho, de cunho básico e descritivo, com abordagem qualitativa, teve como objetivo apresentar as etapas para a execução de uma sequência didática utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, em formato de Estudo de Caso, para o Ensino Profissional e Tecnológico de Administração, com foco na disciplina de Gestão de Pessoas, voltada para o ensino remoto. Compreende-se que no contexto da profissionalização em administração faz-se necessário adentrar uma metodologia ativa como a ABP que permita desenvolver o estudante integralmente. Dessa forma, propõe-se as etapas para aplicação de um bom caso. Nessa ótica, o Estudo de Caso proposto retrata os fatores que afetam a permanência das empresas no mercado, seguindo as etapas de planejamento, execução e avaliação de forma ativa, com o objetivo geral de compreender a importância da Gestão de Pessoas para as organizações. Sendo possível, através do presente estudo o desenvolvimento de habilidades como, o trabalho em equipe/grupo, autoaprendizagem, pensamento crítico/reflexivo, solução de problemas, tomada de decisão, entre outras.


Palavras-chave


Estudo de caso; Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP; Ensino remoto; Administração; Aprendizagem significativa.

Texto completo:

PDF

Referências


DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. ed. 2. São Paulo, Atlas: 2018.

FARIAS, S. F. Os territórios das hepatites virais no Brasil: subsídios para o ensino de geografia da saúde por meio da aprendizagem baseada em problemas. 2018. Tese (Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.

HERREID, C. F. What make a good case? Journal of College Science Teaching, New York, v. 27, n. 3, p. 163-169, dec./jan. 1997-1998.

KORTLAND, J. A Problem-Posing approach to teaching decision making about the waste issue. Utrecht: Cdβ Press – Freudenthal Institute for science and mathematics education (FISME), Utrecht University – Series on Research in Science Education; n. 37; 2001.

QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. de O. Ensinar e aprender ciências na educação básica a partir de estudos de caso. In: QUEIROZ, S. L.; CABRAL, P. F. de O. (org.). Estudo de caso no ensino de ciências naturais. São Paulo: Art Point Gráfica e Editora, 2016.

SEBRAE. Apresentação: sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília: Sebrae, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i2.3003

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.