NOTÍCIAS

 

O Campus Realengo II realizou o ciclo de palestras "É hora de debater o índio na escola”, no dia 16 de junho. O evento foi organizado pelo Laboratório Sentidos Urbanos e Juventude (LabSUJu) com a colaboração do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participaram do evento a professora Rita de Cássia Santos, o indígena Ava Kaiowá, doutor em Antropologia e o antropólogo e o professor da UFRJ, João Pacheco de Oliveira.

 

A ideia sobre a realização do evento surgiu a partir de projeto vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. O tema sobre a cultura indígena já fazia parte do conteúdo programático da disciplina Geografia. “Já havíamos conversado sobre a questão indígena e, posteriormente, sobre a questão do negro”, relatou o professor de Geografia Marcelo Gomes.

 

De acordo com o coordenador pedagógico de Geografia, Isaac Rosa, o tema é de grande importância, pois é apresentada uma outra visão sobre os índios no Brasil. O professor observou que “é possível tirar do senso comum a imagem do índio.  Consegue-se fazer um aprofundamento que muitas vezes não aparece na escola”.

 

O evento foi aberto pelo diretor-geral do Campus Realengo II, Miguel Angelo Villardi, que ressaltou a importância de realizar trabalhos com essa temática no Colégio. “É sempre importante a apresentação de debates e trabalhos, principalmente, as que trazem as características de nosso País”.

 

O ciclo de palestras foi realizado no turno da tarde e foi dividido em dois momentos: no primeiro, foi tratado o tema a questão indígena e a escola e, no segundo, “Terra e território indígena no Brasil”.  Antes das palestras, foi exibido o documentário “Pisa ligeiro”, produzido pelo Laboratório de Pesquisas em etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED), do Museu Nacional. O evento contou ainda com oficinas para professores ministradas pelos palestrantes, sobre o material didático “Os primeiros brasileiros”.

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Realengo II

Coordenadoria de Comunicação Social

 

ATOS ADMINISTRATIVOS

AGENDA INSTITUCIONAL

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Acessos Hoje:6641  Total Acessos:33139683