O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA E O RESGATE DO “DEVER DE CASA” NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DO USO DO SMARTPHONE

Álvaro Gonçalves de Barros, Eduardo Ribeiro Gabriel Pinto, Risiberg Ferreira Teixeira

Resumo


A escola não é mais aquele espaço de aprendizagem de antigamente, nos dias atuais, a Internet e os smartphones estão acessíveis para grande parte dos alunos e isso permite explorar práticas inovadoras em sala de aula. Porém, por desconhecer as possibilidades de utilização de tecnologias como o smartphone nas práticas de ensino, a comunidade escolar o deixa de lado, o que a torna descontextualizada do universo estudantil. O ato de estudar em casa com os exercícios de fixação desenvolve a autonomia e a responsabilidade com os estudos, mas os alunos não reconhecem as suas residências como lugares de aprendizagem e deixam de lado um importante recurso pedagógico, que é fazer o dever de casa. A presente pesquisa oportunizou aos alunos de uma escola municipal o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula como extensão das aulas presenciais para realização do dever de casa. O público alvo foram alunos de três turmas do ensino fundamental. O resultado alcançado encaminha de forma positiva pela realização do dever de casa, direcionando a escola em uma rota de mudanças baseadas no aproveitamento elucidado pelos alunos ao realizarem a atividade extraclasse com apoio das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Educação Básica; Smartphone; Ambiente online de aprendizagem; Atividade extraclasse.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i1.3216

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ISSN 2525-2879 

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