IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Timótheo Machado Henrique

Resumo


O presente artigo tem como objetivo descrever sobre a importância da supervisão escolar no processo de inclusão de alunos surdos no ambiente escolar. Acredita-se que hoje os a escola deve ter profissionais comprometidos em atender e promover à diversidade na escola, respeitando singularidades de cada aluno e empenhando-se pela inclusão de alunos com deficiência. Este trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica, com o propósito de elucidar o quanto papel do supervisor escolar é de suma importância para uma real inclusão escolar do aluno surdo, tendo em vistas que em muitos casos, este é o primeiro local onde a criança surda tem contato com a Língua de Sinais. Assim, mais que um espaço de saberes a escola torna-se um lugar encontro, de vivência e autoconhecimento para o surdo FERNANDES (2012). Buscamos entender a situação das escolas na atualidade ante esse processo inclusivo no contexto do bilinguismo surdo, e assim, destacar possibilidades de acesso e contato desse aluno surdo com seu par por meio do espaço escolar, sem que este torne-se para ele um local estranho.

Palavras-chave


Supervisão Escolar; Inclusão; Surdez; Bilinguismo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i4.3221

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ISSN 2525-2879 

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