MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS E A REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO: CONTRADIÇÕES NAS ESCOLAS JÁ MILITARIZADAS

Edna Mara Corrêa Miranda

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo verificar de que forma a militarização das escolas públicas atende aos critérios da reforma empresarial da educação e revelar as contradições surgidas nas escolas já militarizadas. A metodologia constituiu-se de revisão de literatura fundamentada na Teoria Crítica e na Pedagogia Histórico-crítica e análise documental da Portaria Nº 2.015/ 2019 a fim de evidenciar as contradições existentes entre a referida portaria e a realidade escolar verificada em trabalhos de Mestrado e Doutorado que pesquisaram as escolas militarizadas encontrados nos Bancos de Teses e Dissertações dos sites Google Acadêmico e no Banco de Dados da Capes (BDTD). Verificou-se que a militarização das escolas públicas vai ao encontro de interesses mercantis dos reformadores e, portanto, contrário à universalização do ensino e a oferta de uma educação pública de qualidade.

Palavras-chave


Reforma empresarial da educação; Escolas Cívico-militares; Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i4.3223

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ISSN 2525-2879 

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