O JOGO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA

Gabriela Garrido Resende, Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel

Resumo


A fim de contribuir com as discussões acerca do uso de jogos aplicados à Educação e ao ensino de Inglês como Língua Estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), o presente trabalho propõe a análise de jogos digitais com resultados de experiência em turmas do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a prática pedagógica de Língua Inglesa (LI) utilizando técnicas de gamificação para estimular e facilitar a compreensão do idioma. Nesse sentido, a escolha dos jogos digitais como recursos didáticos baseou-se na observação da familiaridade dos estudantes com o mundo dos games diante do relato de experiência de aulas de LI em turmas do Ensino Fundamental de duas escolas particulares que oferecem um programa bilíngue com aulas de inglês diárias. A partir dessa análise, esse trabalho visa discutir a contribuição das mecânicas de jogos no ensino de LI bem como apontar algumas opções para professores de inglês e demais profissionais da educação envolvidos na promoção desta disciplina, auxiliando no aprimoramento de práticas pedagógicas neste contexto.

Palavras-chave


Língua inglesa; Gamificação; Ensino Fundamental; Jogos digitais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i1.3244

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ISSN 2525-2879 

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