Direitos Humanos na escola: diálogos e práticas interdisciplinares

Natália Braga de Oliveira, Pedro Oliveira Venanci

Resumo


O presente trabalho busca salientar a necessidade da construção de práticas interdisciplinares, que se estendam para além do ensino no formato da pedagogia tradicional, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Apresenta a oficina “Jogo dos Direitos Humanos”, construída no âmbito do Programa de Iniciação Científica Júnior da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Ensino e Cultura do Colégio Pedro II, como forma de construção de uma educação multidimensional, que envolva diferentes métodos e abordagens teóricas e que promova uma transformação no ser e agir no ambiente escolar, características essenciais para uma educação comprometida com os princípios dos Direitos Humanos.

Palavras-chave


Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Práticas Pedagógicas; Interdisciplinaridade; Ciências Humanas

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

BARREIRO, Guilherme Scodeler de Souza. FARIA, Guilherme Nacif de e SANTOS, Rayssa Naiady Vasconcelos. Educação em Direitos Humanos: uma tarefa possível e necessária. In: Educação em perspectiva. Viçosa, v. 2, n. 1, p. 58-77, jan./jun. 2011.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Conversando com jovens sobre Direitos Humanos. In: NOVAES, Regina e VANNUCHI, Paulo. Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo/Porto Alegre: Editora Fundação Perseu Abramo/Instituto Cidadania, 2006.

CANDAU, Vera Maria. et al. Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes, 1996.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.

DUARTE, M. M. Um olhar sobre os direitos humanos. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 4., 2015, São Leopoldo. Anais do IV Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. Porto Alegre: Cirkula, 2015.

FISCHMANN, Roseli. Educação, Direitos Humanos, tolerância e paz. In: Padeia. São Paulo, vol. 11, n. 20, p.67-77, 2001.

TAVARES, Celma. Educar em direitos humanos: o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. (org.) Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i1.703

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.