A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras

Fernanda Vallim

Resumo


O presente artigo é um recorte da monografia intitulada Língua Portuguesa e identidades: um educar contra o racismo a partir da Lei nº 10.639/03, que teve como objetivo geral formar cidadãos que saibam conviver harmonicamente com a diversidade, que sejam críticos em relação aos discursos etnicorraciais que lhes são transmitidos e, principalmente, que se aceitem e se valorizem em suas diferenças. Este artigo foi produzido a partir de dados e reflexões geradas pela professora regente de Língua Portuguesa e pelos alunos, nas salas de aula de duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Belford Roxo. O foco desse recorte são as produções textuais desses alunos a partir da temática etnicorracial, mostrando nas linhas de seus textos os olhares que eles têm de si e o modo como percebem o racismo na sociedade em que vivem.


Palavras-chave


Lei nº 10.639/03; Racismo; Identidade; Língua Portuguesa

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECADI, 2006. Disponível em: .

Acesso em: 25 mai. 2013.

------. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília: MEC, 2003.

------. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. p.19-42. Disponível em: . Acesso

em: 20 ago. 2014.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagem para a educação étnico-racial na educação infantil, ensino fundamental e médio. São Paulo: SME/DOT, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.791

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.