Circuito do Sistema Nervoso: aplicação de jogos como estratégia de aprendizagem no ensino de Biologia

Andréia Santos Silva

Resumo


Os jogos didáticos são considerados uma ferramenta lúdica muito importante no processo de ensino-aprendizagem, pois auxiliam na apropriação e na aquisição de conhecimentos, principalmente quando aplicados a conteúdos mais complexos e de difícil compreensão. Assim, a fim de aprimorar o aprendizado sobre o sistema nervoso foi realizada uma atividade com alunos da 2ª série do Ensino Médio, com uma sequência de jogos, intitulado “Circuito do Sistema Nervoso”, englobando competências cientificas e linguísticas. Os resultados foram bem satisfatórios e todos os alunos gostaram dos jogos e da metodologia aplicada, pois tornou a aula mais dinâmica e interessante, facilitando o aprendizado.


Palavras-chave


Biologia. Ensino-aprendizado. Lúdico. Ferramenta didática. Francês.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P. N. Dinâmica lúdica: jogos pedagógicos para escolas de 1.o e 2.o graus. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 1984.

ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: Técnica e Jogos Pedagógicos. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 2003. 295 p. ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: Técnica e Jogos Pedagógicos. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 2003. 295 p.

BRASIL. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 2).

JORGE, V.L.; GUEDES, A.G; FONTOURA, M.T.S.; PEREIRA, R.M.M. Biologia Limitada: um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. 2009.

KAWAMOTO, E.M; CAMPOS, L.M.L. Histórias em quadrinhos como recurso

didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino

fundamental. Ciênc. Educ., Bauru, v.20, n.1, 2014. P.147-158.

KISHIMOTO, T.M. O Jogo e a educação infantil. 3ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1994. 63 p.

MORAIS, N. C. B.; FONTANA, J. S.; CALSA, G. C. O jogo Perfil e a formação de esquemas de pensamento na escola. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO - XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, 2006, Maringá. Anais. Maringá: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PEC: Departamento de Teoria e Prática da Educação, 2006. v. 11. p. 379-385.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.795

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.