O Uso de Imagens na Educação Infantil como Instrumento de Letramento: Uma Análise por Meio dos Conceitos da Semiótica

Ana Carolina Vieira de Brito, Jessica Oliveira Farias

Resumo


Este trabalho se propõe a tratar do uso da imagem na Educação Infantil. Na atividade de criação de histórias a partir de imagens, a criança une elementos que traz da sua realidade para formar suas próprias narrativas. Ao se inserir em um ambiente letrado, ela se apropria do mundo da leitura, e a imagem exerce a função de aproximá-lo do livro. Saber interpretar essa imagem e fazer uso da sua função é fundamental. O papel do/a professor/a, nesse caso, é mediar essa aproximação, enriquecendo o momento de contação e criação de histórias, escutando o discurso do/a aluno/a. Este trabalho está fundamentado nos conceitos de letramento de Magda Soares (2006) e nos conceitos de Lúcia Santaella (1983), baseados na teoria Semiótica de extração peirceana. A obra analisada e utilizada como proposta de atividade foi o livro imagético “O fim da fila”, de Marcelo Pimentel (2011), que provocou o relato aqui exposto.


Palavras-chave


letramento, imagem, semiótica, prática docente.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Educação, Ministério e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 1.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. Trad. Octanny Silveira da Mota e Leônidas Hegenberg. São Paulo: Cultrix, 1975.

PIMENTEL, Marcelo. O fim da fila. Rio de Janeiro: Rovelle, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica? São Paulo: Brasiliense, 1983.

SANTOS, Záira. A construção de uma leitura multimodal em Língua estrangeira. Revista Educação em Destaque. Juiz de Fora, v. 1, n. 2, p. 75-86, 2. sem. 2008. Disponível em: http://www.cmjf.com.br/revista/materiais/1257248917.pdf. Acesso: 05.02.2016.

SIMÕES, Darcília. Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ZILBERMAN, R. A literatura Infantil na Escola. 11ª Ed. São Paulo: Global, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.796

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.