Jogos, a cultura corporal do movimento e a educação de jovens e adultos: Um relato de experiência

Cosme Luiz da Silva Conceição

Resumo


Este artigo relata o planejamento e execução de uma proposta pedagógica bimestral da disciplina de educação física onde se buscou correlacionar as exigências de conteúdos expressas no currículo mínimo do ensino médio regular com a proposta contida no projeto da Nova Educação de Jovens e Adultos do Estado do Rio de Janeiro a fim de atender a demanda por alunos com e sem defasagem de série/idade. Proposta elaborada dentro da perspectiva da cultura corporal do movimento e executada em uma turma do segundo ano do ensino fundamental, na Rede de educação pública do Estado do Rio de Janeiro, no Colégio Estadual Antônio Dias Lima, localizado no município de Angra dos Reis. 


Palavras-chave


Currículo, Educação Física, Jogos, Educação de Jovens e Adultos.

Texto completo:

PDF

Referências


DARIDO, S. C. Educação Física na Escola: Conteúdos, Duas Dimensões e

Significados. n.d. Disponível em: acessado em 10 de junho de 2016.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.

JULIÃO, E. F. A diversidade dos sujeitos da educação de jovens e adultos. In: MEDEIROS, C. C. Educação de jovens, adultos e idosos na diversidade: saberes sujeitos e práticas. Niterói, RJ: 1° edição, UFF/Cead, 2015.

PAIVA, J. Direito à educação para quem? In: MEDEIROS, C. C. Educação de jovens, adultos e idosos na diversidade: saberes sujeitos e práticas. Niterói, RJ: 1° edição, UFF/Cead, 2015.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo 2012: Educação Física. Disponível em: , acessado em 10 de junho de 2016.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Manual de Orientação nova EJA. 2012. Disponível em , acessado em 10 de junho de 2016.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Nova EJA: Material do Professor, módulo 3, Volume 1, Educação Física. 2012. Disponível em

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Nova EJA: Material do Professor, módulo 3, Volume 2, Educação Física. 2012. Disponível em

SILVA, N. N. A (in)visibilidade da juventude negra na EJA percepções do sentimento fora do lugar. 36ª Reunião Nacional da ANPEd, Goiânia-GO, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.801

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.