A Guerra do Contestado e a Segunda Guerra Mundial: Uma Atividade Interdisciplinar para a Educação Básica

Vanessa Wegner Agostini, Marco Andre Serighelli, Rosani Daron Barros

Resumo


O presente artigo tem como objetivo descrever uma atividade interdisciplinar desenvolvida com os alunos da Educação Básica, a fim de aproximá-los da realidade de duas grandes guerras que marcaram a história regional no meio-oeste de Santa Catarina. Esta atividade vem sendo desenvolvida e ampliada há cinco anos envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Filosofia e Arte. Foram desenvolvidas diversas atividades curriculares e ao final dessas atividades os alunos visitaram dois museus da região, para contextualizar a teoria a partir da interlocução com os mediadores desses espaços e vivenciar diferentes saberes, a partir de memórias. Ao final do projeto, muito mais do que a aquisição de conhecimentos sobre o tema, os estudantes reforçaram valores relacionados à solidariedade, à compaixão, à valorização da família e dos amigos e o respeito ao outro, além de perceberem a importância de conhecer a história para que batalhas como essas não se repitam.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Memórias; História Regional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.818

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