A SOCIOLOGIA EM REDE: Experiências, caminhos e possibilidades da utilização das tecnologias informacionais como ferramentas pedagógicas nas aulas de Sociologia

Rogerio Mendes de Lima, Simone da Costa Lima

Resumo


O presente artigo discute como a ação pedagógica de natureza interdisciplinar com foco na utilização das ferramentas digitais e das redes sociais on-line, nas aulas de Sociologia no Colégio Pedro II, tem possibilitado a produção de conhecimento docente e discente. O trabalho realizado permitiu o desenvolvimento de novas e ricas experiências no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, desta forma, para a descoberta de novos caminhos e a visualização de novas possibilidades para o ensino de Sociologia na escola de Educação Básica.


Palavras-chave


Ensino de Sociologia, Tecnologias de Informação e comunicação, Uso da plataforma Moodle.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, José Paulo de et al. Manual de Referência Rápida para Uso do Moodle Versão 2.6. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Núcleo de Pesquisa LingNet (UFRJ), 2014. Disponível em:. Acesso em: 22 de julho de 2014.

BRASIL. GOVERNO FEDERAL. Lei nº 11684, 02 de junho de 2008. Lei ordinária que altera o artigo 36 da Lei 9394/2006.

BRASIL. GOVERNO FEDERAL. Lei nº 4024, 20 de dezembro de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRASIL. GOVERNO FEDERAL. Lei nº 5692, 11 de agosto de 1971. Diretrizes e Bases para a Educação Nacional.

BRASIL. GOVERNO FEDERAL. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo, Paz e Terra. 1999.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet. Rio de Janeiro. Zahar. 2003.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação in Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191. 2000. Editora da UFPR

FERREIRA, Fátima I. O. & LIMA, Rogerio. M. O Ensino de Sociologia e a(re) significação das redes sociais on line. In: André V. Figueiredo; Luiz Fernandes de Oliveira; Nalayane M. Figueiredo. (Org.). Sociologia na sala de aula. 1ed.Rio de Janeiro: Novo Milênio Editora, 2012, v. 01, p. 263-280.

FERREIRA, Fátima I. O. & LIMA, Rogerio. M. (Re) descobrindo a Alteridade: reflexões sobre o ensino de Antropologia em turmas de educação básica. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal, RN. Diálogos antropológicos: expandindo fronteiras, 2014b.

FERREIRA, Fátima I. O. LIMA, Rogerio M. Tecendo redes e construindo conhecimentos: caminhos para o ensino de Sociologia na educação básica. Saberes em Perspectiva, v. 4, p. 165-182, 2014a.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo. Paz e Terra, 1997.

LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia. in Sociologia e juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências. GONÇALVES, D. N. (org) Pontes Editores. Campinas, São Paulo. 2013. p.15-50.

LEMOS, André. Cibercultura, cultura e identidade. Em direção a uma “cultura copyleft”. Disponível em . Acessado em 20 de maio de 2011.

LEMOS, Andre & LÉVY. Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo. Paulus, 2010.

LIMA, Rogerio. M. Novos Olhares e Práticas, e porque não, Uma Nova Escola: A Sociologia e os rumos da educação básica. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 07 de outubro de 2014 às 9:50.

MORAES, Amaury César. Licenciatura em Ciências Sociais e Ensino de Sociologia: entre o balanço e o relato. In Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, volume 15, número 1 São Paulo, 2003.

MORAES, Amaury de S; GUIMARÃES, Elizabeth da F; TOMAZI, Nélson D. Organizações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Conhecimentos de Sociologia. Volume 3, Brasília, MEC, 2006.

NERI, Marcelo. Mapa da inclusão digital. Disponível em:. Acesso em: 08 de outubro de 2014 às 09:56.

OLIVEIRA, A & CARDOSO, L. E. Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de história. In Educação, Formação & Tecnologias; vol. 2; p.58-74, maio de 2009. Disponível em http://eft.educom.pt. Acesso em: 7 de outubro de 2014.

RAIZER. Leandro (et al). A Importância da Disciplina de Sociologia para a Construção de uma Escola de Qualidade. Trabalho Apresentado no XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, ANPAE, Porto Alegre, 2007.

SEITZINGER, Joyce; HARPER, Sue; HENRICK, Gavin. Moodle 2: Activity Tool Guide for Instructors . 2012. Disponível em: . Acesso em:

de julho de 2014.

SOBRINHO, Helson Flávio S. “Eu odeio/adoro Sociologia”: sentidos que principiam uma prática de ensino. Texto apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, SBS, Recife, 2007.

THIOLLENT, Michel J. M. e COLETTE, Maria M. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade in Acta Scientiarum. Human and Social Sciences Maringá, v. 36, n. 2, p. 207-216,

July-Dec., 2014




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.820

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.