Chamada para Revista DeSlimites n 3

A Revista DeSlimites destina-se à publicação de trabalhos inéditos produzidos na área de Linguística, Letras e Artes, de autoria interna ou externa ao Colégio Pedro II. A edição de 2021 trará como tema:

EDUCAR PARA O PRESENTE: PRÁXIS, DISCURSOS E UTOPIAS.

A ideia de utopia, que frequenta o imaginário social há bastante tempo, foi cogitada inicialmente por Thomas More, que a entendia como um lugar ideal no qual o ser humano poderia desenvolver plenamente todas as suas potencialidades. Desde essa concepção inaugural até a elaboração do conceito de “utopia concreta”, de Ernest Bloch, passando por várias outras abordagens, a reflexão sobre o pensamento utópico vem ganhando diferentes inflexões.

Nesse percurso reflexivo, não é raro identificar o propósito de repensar as circunstâncias do mundo que habitamos, ora enfatizando os aspectos teóricos e imaginários, ora ressaltando as circunstâncias concretas e historicamente situadas. Nesse sentido, a utopia vai aos poucos apontando para novos caminhos: deixa de ser meramente uma projeção ilusória e distante para se apresentar como um desejo de transformação social focado no presente. Seja como for, a utopia torna-se um conceito plural e polissêmico. Produtoras de discursos e condutas, as utopias encontram-se potencialmente enraizadas na práxis, que, conforme Paulo Freire, se manifesta como a articulação do pensamento com a ação concreta, dentro da experiência vivida.

Em função do tempo fugidio e conturbado que temos vivido, as utopias ganham uma eloquência ainda mais incisiva. Daí a motivação para a escolha do tema do próximo número da DeSlimites. Propomos reflexões, a partir de diferentes perspectivas, sobre a emergência do ideário utópico no campo do ensino, da literatura, dos estudos discursivos e das artes. A ideia é reunir trabalhos que investiguem o rendimento das utopias como dispositivo crítico, capaz de articular, nesses campos discursivos, diferentes formas de enfrentamento da multifacetada realidade.

2) DO PRAZO DE ENVIO

Os trabalhos podem ser submetidos à Plataforma Espiral (Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II (cp2.g12.br)), do Colégio Pedro II, até o dia 06.09.2021. Para tanto, é necessário realizar cadastro na plataforma.

3) DA NATUREZA DAS SEÇÕES E DOS TRABALHOS

Os trabalhos enviados devem adequar-se às seções e aos gêneros a seguir:

• Seção Veredas (acadêmica): artigos (entre 10 e 15 páginas), ensaios (entre 15 e 25 páginas), relatos de experiência (entre 5 e 10 páginas) e resenhas (até 4 páginas).

• Seção Alumbramentos (literária): contos, crônicas e poemas (até 20 páginas). Observação: na Seção Literária, também serão admitidos textos que não versem sobre o tema proposto.

• Seção Livre: artigos, relatos de experiência, ensaios que não necessariamente versem sobre o dossiê atual, mas que se situem na área de Linguagens.

 

4) DAS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Os trabalhos devem seguir as normas da ABNT e o arquivo deve apresentar a seguinte formatação:

A4; margens 3,0 (superior, inferior e esquerda) e 2,0 (direita).

Elementos pré-textuais (Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, sem recuo à esquerda):

• Título: centralizado, negrito, caixa alta.

• Subtítulo (se houver): centralizado, negrito, caixa baixa.

• Resumo: no máximo, 300 palavras.

• Palavras-chave: no máximo, 3.

• Corpo do texto (Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5; alinhamento justificado; recuo na 1 a linha: 2,0 cm à esquerda):

• Citações de até 3 linhas: inserir entre aspas no corpo do texto, seguidas de indicação de referência de autor (sobrenome de acordo com as referências), data (AAAA) e página (PP). Exemplo: [“texto da citação” (SOBRENOME: AAAA, p. PP)].

• Citações de mais de 3 linhas: Times New Roman; tamanho 11; espaçamento 1,0; alinhamento justificado; recuo de 4,0 cm à esquerda para toda a citação. Acrescentar referência de autor (sobrenome de acordo com as referências), data (AAAA) e página (PP). Exemplo: [“texto da citação” (SOBRENOME:AAAA,p.PP)].

• Notas de rodapé: restritas ao que for indispensável; notas de fim de página: numerar a partir de 1; Times New Roman; tamanho 10; alinhamento justificado. Referências: ao final do texto. Incluir somente obras citadas no corpo do texto. (Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, sem recuo à esquerda): de acordo com as normas da ABNT vigentes. No caso de documentos on-line, apresentar a URL entre os sinais < >, precedida da expressão “Disponível em:”, e finalizar com a data de acesso.

Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2021.

Comissão Editorial da Revista DeSlimites

Sumário



ISSN: 2595-4792