- » Foco e Escopo
- » Políticas de Seção
- » Processo de Avaliação por Pares
- » Periodicidade
- » Política de Acesso Livre
- » Arquivamento
- » Histórico da Revista
- » Bases de Dados Nacionais e Internacionais
- » Links
Foco e Escopo
A Revista Encontros é um periódico de publicação semestral do Departamento de História que parte da concepção de ensino e de pesquisa como fundamentos de um mesmo campo epistemológico. Isso possibilita reconhecer o Ensino de História como eixo do processo de produção do conhecimento histórico e contempla a prática docente como instituinte de um saber específico que deve ser problematizado e articulado aos domínios da História. E, ainda, busca repensar o paradigma que apartou a pesquisa do ensino no âmbito da Educação Básica. Porquanto a elaboração e afirmação de leituras do passado, construídas e/ou reelaboradas na e pela prática dos professores da Educação Básica, vão ao encontro de um campo teórico-metodológico e historiográfico que congrega, mesmo com procedimentos, finalidades e resultados diversos, todos os profissionais envolvidos na produção e reinterpretação da História.
Nesse sentido, a revista dedica-se, prioritária e legitimamente, ao ensino sob uma perspectiva histórica/historiográfica, que considera dois eixos. De um lado, as produções realizadas no campo do ensino e/ou pesquisa na área de História e nas interfaces com outras áreas do saber. E, de outro lado, os interesses específicos articulados à missão do Colégio Pedro II como instituição federal de referência da Educação Básica no país. Proposta que intenta ampliar os diálogos da História enquanto área de conhecimento e disciplinar, e com outras áreas sob as perspectivas inter e/ou pluridisciplinar. E, nesse sentido, afirmar espaços de interlocução e divulgação de trabalhos elaborados pelos professores-pesquisadores em seus diferentes matizes.
A partir do projeto político-pedagógico institucional que correlaciona os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, temos como base a conjunção entre ensino e escrita, saber e prática, e o nosso objetivo é publicar (a) artigos sob a forma de dossiê temático e seção de temas livres, que discutam domínios da história; conexões ensino e pesquisa; abordagens sobre a formação continuada dos professores; investigações teóricas e metodológicas; análises historiográficas; resultados de pesquisa ou em andamento nas diversas instituições, e resumos de dissertações e teses; (b)relatos de experiência sobre ensino-aprendizagem; métodos e técnicas de ensino; processos de avaliação; elaboração de materiais didáticos, e projetos pedagógicos que integram o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio; (c)comunicações de seminários e/ou congressos sobre o ensino e/ou pesquisa da história e/ou disciplinas afins que não foram publicados; (d) resenhas e traduções de livros e/ou capítulos, e, também, (e) transcrição e análise de entrevistas. Valorizamos, do mesmo modo, artigos voltados a outras áreas do saber, dedicadas ao conhecimento e à reflexão sobre as sociedades humanas no entrecruzamento de temporalidades e espaços diversos.
A par dessas premissas, definimos os seguintes pilares da Revista Encontros: (1) Reconhecer a Educação Básica como espaço no qual se entrecruzam escrita e ensino, teoria e prática, intensificando as interlocuções acadêmicas com a Educação Superior, em nível de graduação e pós-graduação. (2) Reunir as produções realizadas no campo do ensino e pesquisa na área de História e em outras áreas afins do conhecimento, incorporando um trabalho de crítica epistemológica e historiográfica. (3) Valorizar os percursos e as enunciações do Ensino e do lugar do professor no processo de formação e apropriação do saber, identificando e refletindo sobre a prática docente e sua fundamentação teórica e metodológica.
A Equipe Editorial destaca que a Revista Encontros não estabelece nenhuma forma de pagamento para fins de submissão e publicação dos artigos enviados e/ou aprovados pelos pareceristas, além de todas as edições terem acesso livre.
Políticas de Seção
Apresentação
![]() |
![]() |
![]() |
Editorial
![]() |
![]() |
![]() |
Dossiê Temático
A seção Dossiê reúne artigos diretamente relacionados ao tema de cada edição da Revista Encontros, privilegiando as conexões ensino-pesquisa, e, ainda, os diálogos entre educação básica e educação superior.
![]() |
![]() |
![]() |
Temas Livres
A seção Temas Livres está aberta a contribuições diversas sob a perspectiva da História e/ou de outras áreas do saber, de acordo com o foco e escopo da Revista Encontros.
![]() |
![]() |
![]() |
Relatos de Experiência
A seção Relatos de Experiência reúne textos sobre o trabalho docente, em seus diversos matizes, que esteja relacionado a projetos pedagógicos e/ou práticas disciplinares e/ou pluridisciplinares realizados na Educação Básica, e, também, a atividades ligadas à formação de professores em nível de graduação e pós-graduação.
![]() |
![]() |
![]() |
Comunicações
A seção Comunicações refere-se a apresentações em seminários e/ou congressos sobre o Ensino de História e/ou as conexões com a escrita/pesquisa, sob abordagens teórico-metodológicas diversas, e que ainda não foram publicadas.
![]() |
![]() |
![]() |
Resenha
A seção Resenha diz respeito à elaboração de uma síntese crítica de livros e/ou capítulo de obras de referência, considerando as diferentes abordagens teóricas e metodológicas no âmbito dos domínios da história e, ainda, considerando as interfaces com outras áreas do saber.
![]() |
![]() |
![]() |
Tradução
A seção Tradução diz respeito a obras estrangeiras relacionadas ao foco e escopo da revista, tendo em vista ampliar o acesso ao público leitor e oferecer discussões teóricas, historiográficas e metodológicas que possam alargar as interlocuções Ensino-Escrita da História, considerando o avanço da produção do conhecimento.
![]() |
![]() |
![]() |
Entrevista
A seção Entrevista refere-se à transcrição e análise de entrevistas relevantes ao foco e escopo da Revista Encontros, considerando as contribuições da História Oral.
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação por Pares
Todos os artigos apresentados aos Editores serão submetidos a dois pareceristas para fins de Avaliação de Pares Cega. Em caso de desacordo entre os pareceres, os Editores enviarão o texto a um terceiro consultor. Os pareceres poderão recomendar: a) a aceitação integral do texto (parecer favorável); b) a recusa integral do texto (com justificativa propositiva); c) a aceitação sujeita a revisão, e, neste caso, o artigo será reenviado ao autor para elaborar as devidas reformulações.
As respectivas identificações de autoria do texto e dos pareceristas serão removidas do arquivo, tendo em vista salvaguardar o critério de sigilo que demarca o processo de avaliação da Revista.
O prazo de avaliação do artigo é de um mês, contando com um ou dois avaliadores, que devem retornar o artigo para fins de revisão (se for o caso) ou aceitação integral, tendo em vista a posterior publicação. A escolha dos avaliadores ocorre de acordo com a afinidade temática, privilegia o corpo de pareceristas da Revista Encontros, e convida, quando necessário, pareceristas ad-hoc.
Os editores poderão importar os pareceres nas correspondências com os autores.
Periodicidade
A Revista Encontros tem periodicidade semestral; o que corresponde a duas edições compondo um volume por ano.
O formato da revista de acordo com as seções encontra-se assim disposto:
1) Apresentação.
2) Editorial.
3) Dossiê Temático.
4) Temas Livres.
5) Relatos de Experiência.
6) Comunicações.
7) Resenha.
8) Tradução.
9) Entrevista.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit.
Histórico da Revista
A Revista Encontros é um periódico de publicação semestral do Departamento de História do Colégio Pedro II, que foi criado no ano de 2003, na gestão departamental da Profª. Dra. Beatriz Boclin M. dos Santos. E já conta com vinte e quatro (24) volumes, sendo que vinte e três em versão impressa, com ISSN 1807-3867. As edições número 1 até o número 16 estão disponibilizadas somente de forma impressa aos leitores.
No ano de 2013, na gestão da Profª. Dra. Silvana Bandoli Vargas, iniciou-se um processo de reconfiguração acadêmica e editorial, então respaldado por novos caminhos institucionais do Colégio Pedro II. Tal processo implicou o redesenho dos seguintes aspectos: (1) afirmação dos objetivos no que tange à elaboração e problematização do Ensino-Escrita da História, tendo como referência a Educação Básica e suas conexões com a Educação Superior em níveis de graduação e pós-graduação; (2) criação do Conselho Editorial e ampliação do Corpo de Pareceristas, por meio do diálogo com profissionais de diversas instituições públicas; (3) elaboração dos seguintes formulários em formato Word: "Direito Autoral e Autorização de Publicação"; "Aceite dos membros do Conselho Editorial" e "Aceite dos Pareceristas"; (4) readequação dos mecanismos de submissão dos textos, com inclusão de resumos bilíngues e aperfeiçoamento das diretrizes para os autores, em conformidade com o padrão ABNT, e (5) renovação gráfica, o que implicou a criação de nova capa e a redisposição do miolo, com modernização do layout para fins de aprimoramento editorial e acadêmico.
A partir de outubro de 2015, a Revista Encontros apresenta-se em versão digital, tendo em vista alcançar maior qualidade, garantir ampla divulgação dos trabalhos e aperfeiçoar os mecanismos de submissão, avaliação e publicação dos textos. Além de atender às exigências dos órgãos nacionais de fomento ao ensino-pesquisa.
O primeiro número do ano 13 da Encontros, referente ao primeiro semestre de 2015, intitulado Territorialidades & Trabalho Docente, está sendo apresentado, de forma inédita, em versão eletrônica. As demais edições (Anos 1 a 12) encontram-se organizadas e distribuídas de forma impressa, o que corresponde a vinte e três números, compondo um volume respectivamente para cada ano, com o início em 2003 (Ano 1). As Edições 17 a 23, originalmente impressas, já migraram para o portal acrescidas dos títulos dos editoriais e dos textos dos autores em versão bilíngue.
Bases de Dados Nacionais e Internacionais
http://sumarios.org/revistas/revista-encontros
http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre
http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=24991
http://diadorim.ibict.br/handle/1/1021
https://doaj.org/toc/2447-6196
http://index.pkp.sfu.ca/index.php/browse/index/924
http://bibpurl.oclc.org/web/81508
http://innopac.unav.es/search*spi~S1/i?18073867
http://www.worldcat.org/oclc/956260592
http://www.jurn.org/#gsc.tab=0&gsc.q=Revista%20Encontros&gsc.sort=
http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/revista-encontros/id/64948507.html#
http://oaji.net/journal-detail.html?number=4644
https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=Revista+Encontros&btnG=&lr=
https://www.base-search.net/Record/e2231b24870d00c88f7277fc6f8857d9977e5d9bfbe06aabc19b84fc806c19f2/
Links
Departamento de História do Colégio Pedro II
Coleção História Geral da África
Núcleo de Estudos Afrobrasileiros do Colégio Pedro II
Núcleo de Estudos Afrobrasileiros do Colégio Pedro II - blog
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.