Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Encontros é um periódico de publicação semestral do Departamento de História que parte da concepção de ensino e de pesquisa como fundamentos de um mesmo campo epistemológico. Isso  possibilita reconhecer o Ensino de História como eixo do processo de produção do conhecimento histórico e contempla a prática docente como instituinte de um saber específico que deve ser problematizado e articulado aos domínios da História. E, ainda, busca repensar o paradigma que apartou a pesquisa do ensino no âmbito da Educação Básica. Porquanto a elaboração e afirmação de leituras do passado, construídas e/ou reelaboradas na e pela prática dos professores da Educação Básica, vão ao encontro de um campo teórico-metodológico e historiográfico que congrega, mesmo com procedimentos, finalidades e resultados diversos, todos os profissionais envolvidos na produção e reinterpretação da História.

Nesse sentido, a revista dedica-se, prioritária e legitimamente, ao ensino sob uma perspectiva histórica/historiográfica, que considera dois eixos. De um lado, as produções realizadas no campo do ensino e/ou pesquisa na área de História e nas interfaces com outras áreas do saber. E, de outro lado, os interesses específicos articulados à missão do Colégio Pedro II como instituição federal de referência da Educação Básica no país. Proposta que intenta ampliar os diálogos da História enquanto área de conhecimento e disciplinar, e com outras áreas sob as perspectivas inter e/ou pluridisciplinar. E, nesse sentido, afirmar espaços de interlocução e divulgação de trabalhos elaborados pelos professores-pesquisadores em seus diferentes matizes. 

A partir do projeto político-pedagógico institucional que correlaciona os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, temos como base a conjunção entre ensino e escrita, saber e prática, e o nosso objetivo é publicar (a) artigos sob a forma de dossiê temático e seção de temas livres, que discutam domínios da história; conexões ensino e pesquisa; abordagens sobre a formação continuada dos professores; investigações teóricas e metodológicas; análises historiográficas; resultados de pesquisa ou em andamento nas diversas instituições, e resumos de dissertações e teses; (b)relatos de experiência sobre ensino-aprendizagem; métodos e técnicas de ensino; processos de avaliação; elaboração de materiais didáticos, e projetos pedagógicos que integram o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio; (c)comunicações de seminários e/ou congressos sobre o ensino e/ou pesquisa da história e/ou disciplinas afins que não foram publicados; (d) resenhas e traduções de livros e/ou capítulos, e, também, (e) transcrição e análise de entrevistas. Valorizamos, do mesmo modo, artigos voltados a outras áreas do saber, dedicadas ao conhecimento e à reflexão sobre as sociedades humanas no entrecruzamento de temporalidades e espaços diversos.

A par dessas premissas, definimos os seguintes pilares da Revista Encontros: (1) Reconhecer a Educação Básica como espaço no qual se entrecruzam escrita e ensino, teoria e prática, intensificando as interlocuções acadêmicas com a Educação Superior, em nível de graduação e pós-graduação. (2) Reunir as produções realizadas no campo do ensino e pesquisa na área de História e em outras áreas afins do conhecimento, incorporando um trabalho de crítica epistemológica e historiográfica. (3) Valorizar os percursos e as enunciações do Ensino e do lugar do professor no processo de formação e apropriação do saber, identificando e refletindo sobre a prática docente e sua fundamentação teórica e metodológica.

A Equipe Editorial destaca que a Revista Encontros não estabelece nenhuma forma de pagamento para fins de submissão e publicação dos artigos enviados e/ou aprovados pelos pareceristas, além de todas as edições terem acesso livre.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado pelos pares

Editorial

Não Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

A seção Dossiê reúne artigos diretamente relacionados ao tema de cada edição da Revista Encontros, privilegiando as conexões ensino-pesquisa, e, ainda, os diálogos entre educação básica e educação superior.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Temas Livres

A seção Temas Livres está aberta a contribuições diversas sob a perspectiva da História e/ou de outras áreas do saber, de acordo com o foco e escopo da Revista Encontros.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

A seção Relatos de Experiência reúne textos sobre o trabalho docente, em seus diversos matizes, que esteja relacionado a projetos pedagógicos e/ou práticas disciplinares e/ou pluridisciplinares realizados na Educação Básica, e, também, a atividades ligadas à formação de professores em nível de graduação e pós-graduação.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Comunicações

A seção Comunicações refere-se a apresentações em seminários e/ou congressos sobre o Ensino de História e/ou as conexões com a escrita/pesquisa, sob abordagens teórico-metodológicas diversas, e que ainda não foram publicadas.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Resenha

A seção Resenha diz respeito à elaboração de uma síntese crítica de livros e/ou capítulo de obras de referência, considerando as diferentes abordagens teóricas e metodológicas no âmbito dos domínios da história e, ainda, considerando as interfaces com outras áreas do saber.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Tradução

A seção Tradução diz respeito a obras estrangeiras relacionadas ao foco e escopo da revista, tendo em vista ampliar o acesso ao público leitor e oferecer discussões teóricas, historiográficas e metodológicas que possam alargar as interlocuções Ensino-Escrita da História, considerando o avanço da produção do conhecimento.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares

Entrevista

A seção Entrevista refere-se à transcrição e análise de entrevistas relevantes ao foco e escopo da Revista Encontros, considerando as contribuições da História Oral.

Selecionado Submissões abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Todos os artigos apresentados aos Editores serão submetidos a dois pareceristas para fins de Avaliação de Pares Cega. Em caso de desacordo entre os pareceres, os Editores enviarão o texto a um terceiro consultor. Os pareceres poderão recomendar: a) a aceitação integral do texto (parecer favorável); b) a recusa integral do texto  (com justificativa propositiva); c) a aceitação sujeita a revisão, e, neste caso, o artigo será reenviado ao autor para elaborar as devidas reformulações.

As respectivas identificações de autoria do texto e dos pareceristas serão removidas do arquivo, tendo em vista salvaguardar o critério de sigilo que demarca o processo de avaliação da Revista.

O prazo de avaliação do artigo é de um mês, contando com um ou dois avaliadores, que devem retornar o artigo para fins de revisão (se for o caso) ou aceitação integral, tendo em vista a posterior publicação. A escolha dos avaliadores ocorre de acordo com a afinidade temática, privilegia o corpo de pareceristas da Revista Encontros, e convida, quando necessário, pareceristas ad-hoc.

Os editores poderão importar os pareceres nas correspondências com os autores.

 

Periodicidade

A Revista Encontros tem periodicidade semestral; o que corresponde a duas edições compondo um volume por ano.

O formato da revista de acordo com as seções encontra-se assim disposto:

1) Apresentação.

2) Editorial.

3) Dossiê Temático.

4) Temas Livres.

5) Relatos de Experiência.

6) Comunicações.

7) Resenha.

8) Tradução.

9) Entrevista.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit.


 

Histórico da Revista

A Revista Encontros é um periódico de publicação semestral do Departamento de História do Colégio Pedro II, que foi criado no ano de 2003, na gestão departamental da Profª. Dra. Beatriz Boclin M. dos Santos. E já conta com vinte e quatro (24) volumes, sendo que vinte e três em versão impressa, com ISSN 1807-3867. As edições número 1 até o número 16 estão disponibilizadas somente de forma impressa aos leitores. 

No ano de 2013, na gestão da Profª. Dra. Silvana Bandoli Vargas, iniciou-se um processo de reconfiguração acadêmica e editorial, então respaldado por novos caminhos institucionais do Colégio Pedro II. Tal processo implicou o redesenho dos seguintes aspectos: (1) afirmação dos objetivos no que tange à elaboração e problematização do Ensino-Escrita da História, tendo como referência a Educação Básica e suas conexões com a Educação Superior em níveis de graduação e pós-graduação; (2) criação do Conselho Editorial e ampliação do Corpo de Pareceristas, por meio do diálogo com profissionais de diversas instituições públicas; (3) elaboração dos seguintes formulários em formato Word:  "Direito Autoral e Autorização de Publicação"; "Aceite dos membros do Conselho Editorial" e "Aceite dos Pareceristas"; (4) readequação dos mecanismos de submissão dos textos, com inclusão de resumos bilíngues e aperfeiçoamento das diretrizes para os autores, em conformidade com o padrão ABNT, e (5) renovação gráfica, o que implicou a criação de nova capa e a redisposição do miolo, com modernização do layout para fins de aprimoramento editorial e acadêmico.  

A partir de outubro de 2015, a Revista Encontros apresenta-se em versão digital, tendo em vista alcançar maior qualidade, garantir ampla divulgação dos trabalhos e aperfeiçoar os mecanismos de submissão, avaliação e publicação dos textos. Além de atender às exigências dos órgãos nacionais de fomento ao ensino-pesquisa.

O primeiro número do ano 13 da Encontros, referente ao primeiro semestre de 2015, intitulado Territorialidades & Trabalho Docente, está sendo apresentado, de forma inédita, em versão eletrônica. As demais edições (Anos 1 a 12) encontram-se organizadas e distribuídas de forma impressa, o que corresponde a vinte e três números, compondo um volume respectivamente para cada ano, com o início em 2003 (Ano 1). As Edições 17 a 23, originalmente impressas, já migraram para o portal acrescidas dos títulos dos editoriais e dos textos dos autores em versão bilíngue.

 

 


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.