UMA RELEITURA DO ROMANCE MACUNAÍMA

David Da Conceição, Wagner M. Pereira

Resumo


O presente artigo procura discutir o romance Macunaíma a partir de um diálogo entre as Ciências Sociais (em especial a Antropologia) e a Literatura, objetivando uma compreensão mais acurada acerca desse objeto e do próprio conceito de cultura. Para tanto, o artigo analisa suscintamente o Modernismo, assim como a sua relação com a modernidade, por meio de uma discussão fundamentada em obras de autores da Filosofia (a exemplo de Cornelius Castoriadis) e do pensamento sociológico (como Gilberto Velho, entre outros). O objetivo principal é enfatizar a construção de uma identidade cultural brasileira por meio das contribuições de Macunaíma.

 

 


Palavras-chave


Macunaíma – Ciências Sociais; literatura brasileira; cultura; identidade nacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Belo Horizonte: Itatiaia, 1986.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1982.BENJAMIN, Walter. A Paris do Segundo Império em Baudelaire. In:

KOTHE, Flávio R. (org.). Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1985.

GINZBURG, Carlo. A Micro-História e Outros Ensaios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto – o mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, vol. III.

CASSIRER, Ernest. Antropologia filosófica. São Paulo: Mestre Jon, 1977.

HABERMAS, Jurgen. A nova intransparência. In: Novos Estudos CEBRAP, n. 18, set. 1987, p. 103-114. Disponível em: http://novosestudos.uol.com.br/v1/files/uploads/contents/52/20080623_a_nova_intransparencia.pdf Acesso em 21/11/2016.

SANT’ANNA, Afonso Romano de. Você chega aos cem anos vivinho da silva. In: LUCAS, Fábio (org.) Cartas a Mário de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

SIMMEL, Georg. Metrópole e vida mental In: VELHO, Otávio G. (org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

VAITSMAN, Jeni. Flexíveis e plurais: identidade, casamento e família em circunstâncias pós-modernas. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

VALLE, Lilian do. Cornelius Castoriadis: da paidéia à elucidação da escola pública. In: PERSPECTIVA. Florianópolis, v.17, n. 32, p. 135 -150, jul./dez.1999. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10527/10073 Acesso em 18/11/2016.

VELHO, Gilberto; CASTRO, E. B. Viveiros de. O conceito de cultura e o estudo de sociedades complexas – uma perspectiva antropológica. In. Artefato – Jornal de Cultura. Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, 1978

VELOSO, Caetano. Sampa. Rio de Janeiro: Polygram discos, 1978.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.