ATIVIDADES MUSEAIS, PRÁTICA DOCENTE E PESQUISA: Visitas técnicas a museus e o Programa de Iniciação Científica do Colégio Pedro II no Museu da República.

Claudia Amaral Affonso, José Paulo Antunes Teixeira, Luiz Fernando Cunha Limia, Pedro Krause Ribeiro Ribeiro, Silvana Bandoli Vargas

Resumo


 Este relato de experiência docente apresenta as atividades museais realizadas com alunos no campus Tijuca II do Colégio Pedro II. Tais atividades de ensino e pesquisa foram parte do Projeto de Iniciação Científica Júnior, intitulado “Iniciação Científica em Ciências Humanas no Museu da República”, sob a supervisão do Departamento de História. No primeiro momento, os autores mostram a natureza da parceria entre o Museu da República e o Colégio Pedro II. Depois, eles tecem observações sobre o desenvolvimento do projeto no ano de 2016, utilizando relatos dos alunos sobre as suas diversas atividades no Museu da República, bem como os seus relatórios de viagem, elaborados após a missão oficial da equipe em visitas técnicas a museus portugueses, em outubro de 2016.

 

 


Palavras-chave


História; Ensino; Pesquisa; Museu; Programa de Iniciação Científica.

Texto completo:

PDF

Referências


BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

COLUSO – Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental: Seção brasileira. Relatório de atividades 2010-2014. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 2014.

MENDONÇA, Marcos Octávio Machado. Relatório de Atividades – Setor Educativo. Projeto Iniciação Científica Júnior – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2017.

MONTEIRO, Ana Maria. O ensino de história e museus: o diálogo com a experiência do outro. In: Revista do Professor – Museu da República, Rio de Janeiro, n. 2, p. 14-15, jan. de 2010.

PAULA, Fernanda Carvalho Freitas de. Relatório de Atividades – Setor de Arquivo. Projeto Iniciação Científica Júnior – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2017.

RODRIGUES, Augusto Valente; CAPUANO, Filipe Furtado. Relatório de Viagem – Palácio Nacional da Ajuda. Projeto Iniciação Científica Júnior – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, Lyz Santos Ramos da; PAIVA, Ninah Braga Nogino. Relatório de Viagem – Palácio Nacional da Pena. Projeto Iniciação Científica Júnior – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2017.

VERSIANI, Maria Helena; MANOEL, Daniel Wendel Diniz; SILVA, Lyz Santos Ramos da. No meio do caminho tinha um museu. In: Publicações, Rio de Janeiro, fev. 2017. Disponível em: http://museudarepublica.museus.gov.br/no-meio-do-caminho-tinha-um-museu/.Acesso em 1º de abr. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.