LENDO O ESPAÇO URBANO NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE: duas propostas de exercícios.

Roberta Martinelli e Barbosa, Rodrigo Rinaldi de Mattos

Resumo


O presente artigo discute, a partir de duas experiências de atividades desenvolvidas no âmbito do ensino fundamental e do ensino universitário, a importância da reflexão sobre a cidade e o desenho urbano.

Palavras-chave


cidade; desenho urbano; projeto urbano.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003

BARBOSA, Roberta Martinelli e & VARGAS, Silvana Bandoli. “História: Tempo, Espaço e Sociabilidades” In: Encarte do Professor da Revista de História da Biblioteca Nacional. Nº 57, junho 2010.

__________. “Memória e História”. In: Encarte do Professor da Revista de História da Biblioteca Nacional. Nº 53/fevereiro 2010.

DOS SANTOS, Carlos Nelson Ferreira. Quando a rua vira casa. Rio de Janeiro, FINEP/IBAN, 1985.

LE GOFF, Jacques. Por Amor às cidades – conversações com Jean Lebrun. São Paulo, UNESP, 1988.

LYNCH, Kevin. A boa forma da cidade. Lisboa, Edições 70, 1981.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. “ ‘Mas não somente assim!’ Leitores, autores, aulas como texto e o ensino-aprendizagem de História” In: Revista Tempo. Volume 11, número 21. Niterói, UFF, junho 2007, p. 5-16.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.