COLÉGIO PEDRO II - o Patrimônio como pesquisa escolar

Ana Beatriz Frazão Ribeiro, Beatriz Boclin M. dos Santos

Resumo


Esse artigo apresenta um projeto docente realizado com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Centro, ao longo do ano de 2012, o qual se baseou na abordagem da pedagogia de projetos, articulando estudo do patrimônio, ensino de história e pesquisa documental. Analisamos a importância do Colégio Pedro II como patrimônio histórico, referência na educação da nação brasileira. As fontes necessárias à execução das atividades previstas, bem como a orientação sobre a metodologia para a pesquisa documental foram encontradas na parceria com o Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) do Colégio Pedro II, cujo acervo guarda a memória institucional de 178 anos de história e reflete sua importância para a Educação Brasileira.

Palavras-chave


Colégio Pedro II; pedagogia de projetos; ensino de história; pesquisa escolar; patrimônio histórico; educação brasileira.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, V. L. C. Histórico do Pedro II, unidade escolar Centro. Disponível em: http://www.cp2centro.net/historia/historia/historia.asp? Acesso em:16/5/2012.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: bases legais/ Ministério da Educação. Brasília: SEMTEC, 1999.

CALDEIRA, A. P. S. Benjamin Franklin Ramiz Galvão. Disponível em: http://www.bndigital.bn.br/200anos/ramizGalvão.html. Acesso em: 16/05/2012.

CARVALHO, J. M. de. D. Pedro II: ser ou não ser. São Paulo: Companhia da Letras, 2007.

CASCO, Ana Carmen Amorim Jara. Sociedade e educação patrimonial. Revista eletrônica do Iphan, Rio de Janeiro, v.2, n.1, p. 15-25, jun.2013. Disponível em:

http://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/materia.php?id=131. Acesso em: 10 jun. 2013.

CAVALCANTI, M. S. (Org.). Ao Pedro II, tudo ou nada? Memória do cotidiano no CPII, anos 50, 60.... Rio de Janeiro: Unigraf, 2003.

CERRI, Luis Fernando. Currículos de pedra, histórico e ensino de história: notas para a pesquisa e o ensino. In: Encontro Regional da Associação Nacional De História, 11, 2013, Paraná. Anais… Paraná: UFPR, 2013, p.2-12.

COLÉGIO PEDRO II e sua tradição. Rio de Janeiro, 1965.

COLÉGIO PEDRO II e a História da Educação no Brasil. Almanaque histórico. Rio de Janeiro: Folha dirigida, 2007.

DAVIES, Susan. História e patrimônio. In: LAMBERT, Peter et al. História: introdução ao ensino e à prática. Porto Alegre: Penso, 2011.

DEL PRIORE, M. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.

DORIA, E. Memória histórica do Colégio Pedro Segundo. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira, 1997.

FARIA, S. de C. Barões do café. São Paulo: Atual, 2005.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. São Paulo: Papirus, 2003.

GASPAROTTO, Lucas André. O prédio do museu é novo ou velho? O prédio do museu da UFRGS como patrimônio cultural, espaço de educação patrimonial e de fruição”. Aedos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p.729-739, set. 2012.

GERSON, Brasil. História das ruas. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Lacerda, 2000.

HOLANDA, S. B. de. História geral da civilização brasileira – o Brasil Monárquico, declínio e queda do Império. São Paulo: Bertrand Brasil, 1974. volume 6, tomo II.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação – os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora, 1998.

INNECO, L.; MARINHO, I. Colégio Pedro II: cem anos depois. Rio de Janeiro, 1937.

LOURO, G. L. Mulheres da sala de aula. In: DEL PRIORI, Mary (Org.); BASSANEZI, Carla. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

MENESES, José Newton Coelho. História e turismo cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NABUCO, J. Minha formação. São Paulo: Três Livros e Fascículos, 1984.

POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

SALVADORI, Maria Ângela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara, SP: Junqueira & Marin editora, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.