REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA - Da Teoria à Ação

Maria da Conceição dos Reis Leal

Resumo


A Educação Ambiental é um instrumento que pode contribuir para a concretização do desenvolvimento sustentável, através de programas ou projetos escolares. O presente artigo ilustra as atividades desenvolvidas por 14 alunos, com idades entre 10 e 13 anos, do Departamento de Ação Social do Colégio Cruzeiro, RJ, relacionadas com o tema Lixo, no ano de 2007. A análise dos resultados permitiu concluir que o desenvolvimento do projeto proporcionou aos alunos tanto uma grande mudança na percepção em relação ao lixo, quanto à construção de uma consciência ecológica.

 


Palavras-chave


educação ambiental; desenvolvimento sustentável; lixo; consciência ecológica.

Texto completo:

PDF

Referências


GONÇALVES, DALVA. R. dos P. Educação Ambiental-Garantia de Vida. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, UFF, 1984.

HOMEM D’El REY, DENISE. ANDRADE, ANDRÉ. L. C. LOUREIRO, CARLOS F.B. Educação Ambiental: uma discussão do Ambiente de vida no espaço escolar. Faculdade de educação, UFRJ, mimeo, 1990.

________. “Capacitação de Professores de 1º e 2º Grau em Educação Ambiental”. In: ______. Educação Ambiental: do Discurso à Ação. Rio de Janeiro, mimeo, 1993.

LAGO, A., PÁDUA, J.A. O que é Ecologia. São Paulo, Brasiliense, 1985.

LEAL, M. Da C. A Prática em Educação Ambiental nas Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro: diagnóstico dos aspectos relevantes para cursos de capacitação. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, UFRJ, 1994.

_______. O locus do papel no desenvolvimento. Revista Encontros. Departamento de História do Colégio Pedro II, jan/set. 2010; ano 08, nº 14, pp. 35-41.

LIMA, R.T. Percepção ambiental e participação pública na gestão dos recursos hídricos: perfil dos moradores da cidade de São Carlos, SP (bacia hidrográfica do rio Monjolinho). Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo, 1993.

LIMOEIRO, R. Concepções Sócio-Culturais de uma comunidade favelada sobre o meio ambiente: Subsídios para um programa educacional. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, UFRJ, 1991.

LOUREIRO, C.F.B. Educação Ambiental e Classes Populares. Teoria e Prática de uma Pesquisa Participante. Dissertação de Mestrado, PUC-Rio, 1992.

MUNHOZ, T. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Em Aberto, Brasília, 10(49), p. 63-4, 1991.

OLIVEIRA, G. B. de. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista FAE, Curitiba, v.5, n.2, p.37-48, maio/ago.2002.

RIBEIRO, A.L.R.R. Educação Ambiental no Espaço Escolar: uma prática pedagógica a resignificar. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, 2004.

SPAZZIANI, M. de L. A Compreensão da Educação Ambiental no Livro Didático, mimeo, 1993.

Sítios

http:// www.ub.es/geocrit/sn/sn119-33.htm

http://www.colegiocruzeiro.com.br

http:// www.ufv.br/Pcd/Reciclar/lixo_brasil.htm

http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo/htm


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.