A MÍDIA BRASILEIRA E A VENEZUELA DE HUGO CHÁVEZ: uma análise de O Globo e Carta Capital

Adjovanes T. Silva de Almeida, Vitória Thess L. da S. Lima

Resumo


O presente texto inseriu-se em um projeto de pesquisa de iniciação cientifica mais amplo envolvendo os conflitos políticos internacionais do tempo presente, a partir de uma pesquisa sobre Ensino Médio e Relações Internacionais na mídia brasileira. A pesquisa contou com bolsa do CNPq, sendo orientada pelo professor doutor Adjovanes T. S. de Almeida, e buscou desenvolver uma análise acerca da forma como a mídia brasileira encarou certas questões envolvendo a Venezuela de Hugo Chávez, principalmente o que concerne à incorporação do país ao MERCOSUL e o processo eleitoral ocorrido no ano de 2012. No tocante à temática proposta, nosso artigo compreende as seguintes etapas: primeiramente, apresentaremos a trajetória política da Venezuela desde a posse de Hugo Chávez (1999); a seguir, analisaremos a adesão do país ao MERCOSUL e, logo após, o processo eleitoral, destacando de forma comparativa o papel desempenhado das mídias brasileiras selecionadas.

 


Palavras-chave


história do tempo presente; mídia brasileira; Venezuela; Governo Hugo Chávez.

Texto completo:

PDF

Referências


Periódicos

AMARAL, Roberto. “Chávez e a derrota dos barões da imprensa”. In: Carta Capital, São Paulo, out 2012. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/internacional/chavez-e-a-derrota-dos-baroes-da-imprensa/. Acesso em 31 maio 2013.

BONIS, Gabriel. “Entrada da Venezuela no Mercosul é mais econômica do que política”. In: Carta Capital, São Paulo, Jul 2012. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/internacional/entrada-da-venezuela-no-mercosul-e-mais-economica-que-politica/. Acesso em: 15 maio 2013.

LEITÃO, Mirian. “O que representa a entrada da Venezuela no Mercosul”. In: O Globo, Rio de Janeiro, jul 2012. Disponível em: http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2012/07/31/o-que-representa-entrada-da-venezuela-no-mercosul-457989.asp. Acesso em: 15 maio 2013.

O GLOBO (A). “Campanha frenética torna Capriles 1° opositor capaz de derrotar Chávez”. In: O Globo, Rio de Janeiro, out 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/10/campanha-frenetica-torna-capriles-1-opositor-capaz-de-derrotar-chavez.html. Acesso em: 31 maio 2013.

O GLOBO (B). “Há 14 anos no poder, Chávez enfrenta seu maior desafio na Venezuela”. In: O Globo, Rio de Janeiro, out 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/10/ha-14-anos-no-poder-chavez-enfrenta-seu-maior-desafio-na-venezuela.html. Acesso em: 31 maio 2012.

Obra

MENDES, Flávio da Silva. Hugo Chávez em seu labirinto: o movimento bolivariano e a política na Venezuela. São Paulo: Alameda, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.