DESAFIOS E DIFICULDADES NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: reflexão sobre uma atividade realizada no Colégio Pedro II, Campus Humaitá II.

Cristiano F. Campos

Resumo


O texto elabora uma reflexão sobre os desafios pedagógicos, institucionais e administrativos que envolveram o planejamento e execução de um projeto pedagógico interdisciplinar, proposto por professores do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, Campus Humaitá II, tendo em vista enriquecer o processo ensino-aprendizagem e, do mesmo modo, a prática docente em nível da Educação Básica.


Palavras-chave


interdisciplinaridade; proposta pedagógica; prática docente; ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


Publicações Oficiais

COLÉGIO PEDRO II, Ministério da Educação. Portaria n° 85 de 18 de janeiro de 2010. Aprova a Diretriz para Elaboração de Horários dos Docentes nas Unidades Escolares II e III para o ano letivo de 2010.

COLÉGIO PEDRO II, Ministério da Educação. Portaria n°423 de 26 de março de 2004. Cria, no âmbito das Unidades Escolares II e III, as Coordenações Pedagógicas por séries/ define atribuições do Coordenador de série.

COLÉGIO PEDRO II, Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico 1999/2000.

Obras

ARAÚJO-OLIVEIRA, Anderson. O olhar da pesquisa em educação sobre a multidimensionalidade subjacente às práticas pedagógicas. In: FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série Ensino Fundamental).

CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Universidade de Brasília. Programa De Pós-graduação Em Ensino de Ciências. Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências. Brasília, 2007.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003, 143 p.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976, 220 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.