A DECOLONIEDADE E OS POVOS BANTU: Matutando e tagarelando ações de resistência em tempos de crise a partir do Artigo 26-A da LDBEN no ambiente escolar

Wudson Guilherme de Oliveira

Resumo


O presente trabalho buscará traçar uma análise decolonial sobre as diferentes características dos povos Bantu, como estratégias de enfrentamento as variadas situações referentes à discriminação racial. Entretanto, pretendemos debruçar nossas reflexões em publicações já existentes, as que articulam com a referida temática em questão. Posteriormente, iremos analisar um breve estudo de caso, de como foram implementadas as leis contidas no Artigo 26-A da LDBEN em uma instituição privada na cidade do Rio de Janeiro, a partir de uma oficina/aula de sensibilização, na qual foi criada como estratégias para a efetivação da ação afirmativa para a redução do racismo na conjuntura atual do país.

Palavras-chave


Decoloniedade. Povos Bantu. Educação Étnico-racial.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.