OS OBJETOS E AS HERANÇAS CULTURAIS CONTAM HISTÓRIAS: um projeto interdisciplinar.

Ana Cristina C. V. Mangi, Maria Augusta da S. Riguetti, Maria Celia S. Ferreira, Marize F. de Sousa

Resumo


Sob a perspectiva teórica do construtivismo, esse trabalho diz respeito ao projeto pedagógico interdisciplinar de um grupo de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo I, a fim de ampliar o conhecimento escolar e dinamizar o ensino na prática cotidiana. No entrecruzamento das ciências sociais e da educação, o eixo principal do trabalho foi estimular o envolvimento das crianças no processo de ensino e aprendizagem, instrumentalizando conceitos como tempo, memória, herança cultural, identidade e cidadania, e, assim fazendo, mostrando possibilidades de intervenção social, seja individual ou coletiva, com base na afirmação identitária e na diversidade.

 


Palavras-chave


projeto pedagógico; ensino-aprendizagem; ensino fundamental; tempo; memória; herança cultural; identidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/enc.v11i21.322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.