POLUIÇÃO SONORA: um problema histórico com graves repercussões na sala de aula

Dolores M. Vieira, Jaqueline F. do P. Soares, Maria Lucia M. Lima

Resumo


Revisitando a prática de professoras do primeiro segmento do ensino fundamental do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo I, esse estudo elabora, na intersecção das Ciências Sociais com a Educação, uma análise da poluição sonora, bem como suas repercussões de longo alcance na sala de aula, articulando-a a uma proposta pedagógica de intervenção social que deve envolver toda a comunidade escolar e o conjunto da sociedade a fim de reduzir os riscos para a saúde humana e o meio ambiente.  

 


Palavras-chave


ensino; poluição sonora; meio ambiente; saúde; intervenção social; comunidade escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


COSTA, Sady S. da; CRUZ, Oswaldo L.M. Disacusias neurossensoriais induzidas por ruído. In: _______, _______; OLIVEIRA, José A. A. de. Otorrinolaringologia: princípios e práticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 21. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

NUDELMANN, Alberto A. et al. PAIR: perda auditiva induzida pelo ruído. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. Volume II.

RUSSO, Iêda C.P. A importância da acústica e da psicoacústica para a audiologia: a influência da acústica nas salas de aula na percepção da fala. Revista de Acústica e Vibrações, Santa Catarina, n. 16, p. 18-22, dez. 1995.

SANTOS, Ubiratan de P. (org.). Ruído: riscos e prevenção. 3. Ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

SEEP, Benjamin et al. Acústica de salas de aula. Revista de Acústica e Vibrações. Santa Catarina, n. 29, p. 2-22, jul. 2002. Comitê Técnico em Acústica Arquitetônica da Sociedade Americana de Acústica. Universidade de Kansas. Trad. de Stephanie L.B. Mondl.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Environmental Health Criteria, n. 12. Noise. Geneva, WHO, 1980. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.