NARRATIVAS DO TEMPO

Ana Maria Ribas, Silvana C. Bandoli Vargas

Resumo


O artigo apresenta um diálogo possível entre memória, cultura e ensino de História, tendo como referência que os vínculos entre história e memória, para além do esquecimento-lembrança ou dos usos do passado, são fundamentais à construção do sujeito histórico. Partindo da utilização de narrativas literárias como fonte histórica, propomos o desenvolvimento do exercício intelectual com o romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, a fim de tanto perceber as permanências e rupturas, diversidades e semelhanças, sucessão e simultaneidade na formação do saber histórico escolar quanto elaborar outra percepção da cidade do Rio de Janeiro como local privilegiado das disputas e das resistências, bem como dos indícios de um passado que atente a uma nova perspectiva de vivência urbana.


 


Palavras-chave


história; memória; cidade do Rio de Janeiro; fonte histórica; narrativas.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTI, Verena. Ouvir contar. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

CERQUEIRA FILHO, Gisálio. Édipo e excesso. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2002.

DA SILVA, Tomaz Thadeu. Documentos de identidade – uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GUSDORF, Georges. Professores para quê? - para uma pedagogia da pedagogia. 4 ed. Lisboa: Moraes, 1978.

HARTOG, François. Tempos do mundo, história; escrita da história. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado (org.). Estudos sobre a escrita da história - anais do encontro de historiografia e história política. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, p. 15-25.

JAMESON, F. Pós-modernismo- a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.

JOUTARD, Ph. Memória coletiva. In: BURGUIÈRE, André (org.). Dicionário das ciências históricas. Rio de Janeiro: Imago, 1993, p. 526-8.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: ROMANO, Ruggiero (dir.). Enciclopédia Einaudi. Memória-História. Portugal/Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987, vol. 1, p. 11-50.

_______. História. In: ROMANO, Ruggiero (dir.). Enciclopédia Einaudi. Memória-História. Portugal/Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987, vol. 1, p.158-259.

_______. Por amor às cidades – conversações com Jean Lebrun. trad. Reginaldo Corrêa de Moraes. São Paulo: ed. UNESP, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.