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.: Apresentação

     A política de atendimento educacional especializado a estudantes com necessidades educacionais especiais, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Especial (SEESP), atual Diretoria de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), em consonância com os documentos oficiais e Declarações Mundiais das quais o Brasil é signatário, fortalece o paradigma e prática da inclusão e promove a qualidade do processo ensino-aprendizagem nas turmas regulares de Educação Básica no Colégio Pedro II.


    Os servidores do Colégio Pedro II têm elaborado e colocado em prática diferentes formas de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais, tanto em relação aos estudantes com deficiências, que, desde a década de 1980, já integravam o corpo discente dessa Instituição, quanto em relação àqueles com dificuldades de aprendizagem.


    A partir da criação do Setor de Educação Especial (SEE) da Secretaria de Ensino (SE) em 2004 – atualmente Seção de Educação Especial (SEE) da Pró-Reitoria de Ensino (DE), esse processo tem se intensificado por meio da implementação de estratégias pedagógicas específicas e diversificadas, buscando, assim, proporcionar a integração, permanência, progressão e o desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico de todos os estudantes matriculados em suas classes de ensino regular.


    As diferentes estratégias de atendimento pedagógico e de Atendimento Educacional Especializado têm por objetivo construir uma educação acessível a todos os estudantes com necessidades educacionais especiais, favorecendo sua inclusão nas classes de ensino regular e seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e social, mediante a organização dos espaços/tempos escolares e da implementação de estratégias e metodologias diferenciadas.

 

.: Atribuições


- Estabelecer estratégias para atendimento e avaliação dos estudantes com necessidades especiais/ específicas;
- Investigar as possíveis causas das dificuldades apresentadas pelos estudantes encaminhados ao Laboratório de Aprendizagem (LA) e à Sala de Recursos (SR);
- Promover encontros entre as equipes do LA e da SR dos Campi, para estudo, troca de experiências e de informações;
- Promover ações em conjunto com o SESOP, visando à integração dos estudantes com necessidades especiais/ específicas;
- Buscar parcerias e intercâmbios com instituições especializadas para atendimento às necessidades específicas dos estudantes e formação continuada dos servidores técnicos e docentes;
- Divulgar legislação, documentos, pesquisas, publicações, cursos e seminários pertinentes à área;
- Estabelecer articulação com os servidores docentes e técnico-administrativos que atuam junto aos estudantes com necessidades especiais/ específicas;
- Identificar, elaborar e organizar recursos de acessibilidade, considerando os estudantes com necessidades especiais/ específicas;
- Subsidiar as equipes do LA e da SR em relação ao atendimento e orientação às famílias dos estudantes com necessidades especiais/ específicas;
- Estimular o desenvolvimento de tecnologia social-assistiva, visando favorecer a comunicação e a aprendizagem;
- Participar das avaliações dos estudantes com necessidades especiais/ específicas.

ATOS ADMINISTRATIVOS

AGENDA INSTITUCIONAL

 

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