EXPERIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): o Ensino de História como projeto pedagógico

Filipe Reis Silva

Resumo


O artigo tem como finalidade apresentar uma síntese do Produto Acadêmico Final, que faz parte do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II no ano de 2014, voltado para a formação continuada dos professores das escolas públicas estaduais e municipais do Rio de Janeiro. Trata-se de descrever um projeto pedagógico de Ensino de História voltado para a Educação de Jovens e Adultos, que se realizou no Ciep 168 Ilda Silveira Rodrigues, em Nova Iguaçu; e baseou-se nas relações entre trabalho e cidadania no entrecruzamento de temporalidades históricas. O referencial teórico metodológico que tomamos como base, assim como o projeto, desde a concepção até os resultados, estão brevemente expostos. 

 

 


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino de História; projeto pedagógico; trabalho; cidadania.

Texto completo:

PDF

Referências


BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: Conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.

BITTENCOURT, Circe. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: BITTENCOURT, Circe. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013.

BRASIL. Lei nº 9394. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.

_______. Parâmetro Curriculares Nacionais (PCNs) - Parte IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1998.

CANEN, Ana. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. In: Comunicação e Política, v.25, nº 2, p. 091-107, 2007.

DUTRA, Luiz Henrique de A. Epistemologia da aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

GADOTTI, Moacir. Estado e educação popular: desafios de uma política nacional. Disponível em: http://www.participa.br/articles/public/0006/3700/Estado_e_Educa%C3%A7%C3%A3o_Popular_-_Gadotti.pdf. Acesso em: 16/03/2015

MICELI, Paulo. Uma pedagogia da história? In: PINSKY, Jaime. O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2014.

OLIVEIRA. Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. In: Educar, n. 29. Curitiba: Editora UFPR, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n29/07.pdf. Acesso em: 16/03/2015.

VESENTINI, Carlos Alberto. História e ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes. In: BITTENCOURT, Circe. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.