CHINESES NO RIO DE JANEIRO: O século XX e a migração em massa

Marcelo Araujo

Resumo


A partir de 1850 a imigração passa a desempenhar um papel central em nossa história e o ano de 1812, fato grandemente desconhecido, registra a primeira experiência de trabalho livre: a importação de chineses para atuarem nas plantações de chá. Desde então a imigração destas populações vem crescendo, chegando, nos séculos XX e XXI, a se tornarem os principais contingentes de estrangeiros no território brasileiro. Complementando um artigo anterior, publicado em 2011 e que versou sobre a trajetória da imigração chinesa até o século XIX, este texto visa debater as imagens socialmente criadas e os preconceitos étnicos que recaíram (e recaem) sobre estes “novos brasileiros”.

Palavras-chave


Imigração Chinesa; História; Etnicidades; Cultura.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, João Gilberto da Silva. Modernidade, identidade e representações sociais: chinesices no Brasil do século XIX. Tese de Doutorado em Psicologia. RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

CHANG-SHENG, S. Chineses no Rio de Janeiro. Disponível em: www.leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/17/artigo125466-5.asp. Acesso em 03/05/2011.

ELIAS, M.J. Introdução ao estudo da imigração chinesa. In. Anais do Museu Paulista, tomo XXIV, SP: EDUSP, 1970.

FREITAS, Sônia Maria de. Brasil, desde Hong Kong a São Paulo. In. HU-DEHART, Evelyn (org.). Cuando oriente llegó a América, Washington: Banco Interamericano de Desarollo, 2005.

LESSER, J. A negociação da identidade nacional: imigrantes, minorias e a luta pela etnicidade no Brasil. SP: Unesp, 2001.

OLIVEIRA, A.X. O problema imigratório na Constituição Brasileira: razões americanas de uma campanha parlamentar de brasilidade. RJ: Coelho F. Ed., 1937.

PORTO, L.A.N. Chineses no Bananal. D.O. Leitura, nº 120, vol. 10, SP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, maio 1992.

SHYU, D.J.Y. e JYE, C.T. Integração cultural dos imigrantes chineses no Brasil. Revista de Estudos Orientais, n. 6, 2008.

SOWELL, T. Etnias da América, RJ: Forense Universitária, 1988.

VÉRAS, D.B. A imigração chinesa em São Paulo: importante ponto de contato entre Brasil e China. In. PAULINO, Luis Antonio; PIRES, Marcos Cordeiro (org.). Nós e a China: o impacto da presença no Brasil e na América Latina. SP: LCTE, 2009.

Site

http://riodejaneiro.china-consulate.org/pot/xxdt/t189648.htm. Acesso em 13/11/2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.